Quem é Quem - Os 50 Maiores do Varejo e do Atacado
Texto: Redação Revista Anamaco
Realizada há 20 anos pela equipe de jornalismo da Revista Anamaco, a pesquisa do Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção aponta quais foram as empresas que mais compraram (considerando os volumes em 2018) e reflete as indicações das indústrias participantes.
Para compor a 20ª edição, foram convidados 597 fabricantes de diversos segmentos da cadeia produtiva de material de construção, sendo que 337 indicaram seus maiores clientes em cada Estado brasileiro, além do Distrito Federal. As indústrias apontaram, ainda, os maiores em âmbito nacional tanto no varejo, como no segmento atacadista e de distribuição. A participação dos fornecedores confirma a credibilidade da pesquisa, que se transformou, com o passar dos anos, numa importante ferramenta de consulta e bastante aguardada pelo setor.
A edição 304 da Revista Anamaco apresentou quem são os Top 50 do Varejo e do Atacado e, agora, esse ranqueamento está disponível, também, no Portal da Revista Anamaco e pode ser consultado de forma fácil e a qualquer momento pelos leitores.
Para chegar aos resultados, os fabricantes apontam a Razão Social de seus principais compradores (em ordem de importância), considerando o volume de compras no ano de 2018. Todas as indicações são ponderadas e os pontos atribuídos aos lojistas, que depois são ranqueados pela somatória da pontuação recebida. Vale ressaltar que não é um levantamento contábil, mas reflete a realidade do setor e é validado como referência de desempenho pelos revendedores do Brasil.
A última edição da pesquisa, realizada em meio a dificuldades econômicas e ao fim de um ano conturbado politicamente, marcado por eleições presidenciais e também por uma inesperada greve dos caminhoneiros, mostra que o setor varejista e atacadista de material de construção está amadurecido e continua investindo, apesar das adversidades. Abertura de novas lojas, expansão da atuação para novas regiões, reforma dos pontos de venda, aprimoramento da logística, treinamento dos funcionários, aquisições e fusões são provas de que o comércio de material de construção não assistiu o ano de 2018 passar. E os resultados do Ranking refletem em parte toda esta movimentação. Embora tenham sentido os reflexos do desaquecimento econômico e da desconfiança dos consumidores – muito afetada pelo desemprego - as empresas do segmento se reorganizaram internamente e buscaram galgar novas posições no Ranking.
Muitas lideranças foram confirmadas em importantes Estados, assim como no Varejo Nacional e no Atacado Nacional, mas em outros casos empresas conquistaram posições, o que pode ser consequência dos investimentos ininterruptos.
Clique nas imagens abaixo para conferir quais são as maiores empresas de material de construção em atuação no Brasil:
Para ter acesso aos resultados de cada Estado brasileiro e do Distrito Federal, publicado na edição 302 de janeiro de 2019, os leitores podem adquirir a edição impressa ou o arquivo digital contendo todas as lojas citadas em cada uma das localidades, incluindo as publicadas na edição impressa e todas as que ficaram abaixo da linha de corte da Revista. A Grau 10 Editora, em linha com a ética e a política de seu trabalho, não divulga dados cadastrais das empresas citadas.
Para informações: (11) 3896-7300 - Departamento de Atendimento ao Leitor ou assinatura@grau10.com.br