Otimismo atinge maior nível desde 2019
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), avançou 4,1 pontos em junho, para 92,3 pontos, o maior nível desde fevereiro de 2019 (94,5 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice apresenta alta pelo terceiro mês consecutivo, em 1,8 ponto, para 89,1 pontos.
No mês, a alta foi motivada pelo avanço dos índices nos dois horizontes de tempo. Pelo segundo mês seguido, há melhora no Índice de Expectativas (IE) que sobe 3,6 pontos, para 104,0 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA) avança 4,4 pontos, para 75,7 pontos, e alcança o maior nível desde março de 2020, (76,1 pontos) no início da pandemia de Covid-19.
A pesquisa mostra que, entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis foi o que mais influenciou a melhora do índice com alta de 11,7 pontos, para 91,6 pontos, alcançando o nível dos 90 pontos do qual havia se distanciado desde outubro de 2014 (92,5 pontos). No mesmo sentido, o indicador que mede o grau de otimismo com a situação econômica local avançou pelo segundo mês consecutivo, agora em 2,3 pontos, para 118,4 pontos.
O único indicador que compõe o IE-C que recuou, em junho, foi o que mede as perspectivas sobre as finanças familiares nos próximos meses, com queda de 4,0 pontos, para 101,3 pontos, devolvendo parte do otimismo acumulado nos dois últimos meses.
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