Otimismo com responsabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
Já em clima de despedida, o segundo dia de conteúdo do Encontro dos Comerciantes de Material de Construção (Ecomac Nordeste) - Edição Pernambuco, que acontece no Via Galé Eco Resort, em Cabo de Santo Agostinho (PE), começou com a palestra “Os Impactos da Reforma Tributária no Matcon e Perspectivas da Economia Brasileira”, ministrada por Maílson da Nóbrega, economista e ex-Ministro da Fazenda.
Nóbrega começou sua apresentação garantindo que o setor de material de construção vai ganhar com a Reforma, embora se percam alguns incentivos. Ele lembrou que o discurso de posse do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi muito ruim e que levou pessimismo ao mercado. Entretanto, passados os primeiros meses da atual gestão, segundo ele, há espaço para otimismo e justificou com alguns acontecimentos de origem interna, como a queda consistente da inflação, o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, a aprovação da Reforma Tributária e a valorização cambial. “As ideias erradas do Lula não prosperaram e o ministro Fernando Haddad foi importante nesse processo”, frisou.
Acontecimentos no cenário internacional, como o fim da política de Covid zero na China, a melhor da avaliação do Risco Brasil e a proximidade do fim de ciclo de política monetária nos Estados Unidos trazem uma certo alívio ao mercado. “Há razões para otimismo com o futuro”, pontuou.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A ÍNTEGRA DA PALESTRA
Ao final de sua apresentação foi realizado um Painel de Lideres, mediado por Átila Lira, diretor de Comunicação da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), com a presença de grandes nomes do varejo, atacado e indústria de matcon. Participaram do bate papo Carlos Aurélio de Carvalho, presidente do Grupo Tupan; Antonio Mello Junior, diretor Comercial da Normatel; Leonardo Vasconcellos, diretor Comercial e de Marketing da Cerbras; Gustavo Lima, gerente Nacional de Vendas do Grupo Fragnani; Wenzel Rego, diretor Comercial e Marketing da Fortlev; Eduardo Moretti, diretor Executivo e CEO do Grupo Iquine; e Wesley Assis, gerente de Vendas da Quartzolit.
Em suas falas, lembraram como foram os primeiros seis meses do ano e traçaram uma perspectiva para o setor e para suas empresas no encerramento de 2023.
Encerrando a grade de conteúdo, Guilherme Ferreira da Costa, diretor presidente da Ferreira Costa, com o case “Ferreira Costa Home Center” falou sobre a experiência da empresa em sucessão familiar e continuidade dos negócios. O executivo faz parte da quarta geração do Grupo, fundado, em Garanhuns (PE), em 1884.
Ferreira Costa afirmou que está confiante com o País, que é rico e tem a oportunidade de ser o celeiro do mundo no setor de alimentos. “Como revendedores de material de construção, temos uma oportunidade enorme no mercado porque podemos ajudar as pessoas a viverem melhor. As pessoas estão ávidas para melhorar a qualidade de vida. A pandemia deixou esse legado”, destacou.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A ÍNTEGRA DA PALESTRA
Com mais uma tarde livre para o lazer e firmar relacionamentos, os participantes terão um jantar para finalizar o Ecomac Nordeste - Edição Pernambuco. Em seguida, Silvana Salazar e Banda e o DJ Silvio de Paula (The Best Discoteca – Anos 70, 80 e 90) embalam a última noite do evento.
A cobertura completa do evento poderá ser conferida na edição impressa da Revista Anamaco.
Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora