Otimismo do comércio avança mas patamar se mantém baixo, apura FGV - Revista Anamaco

Confiança melhora

Otimismo do comércio avança mas patamar se mantém baixo, apura FGV

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), da Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 2,3 pontos em julho, ao passar de 93,2 para 95,5 pontos. Essa foi a segunda alta consecutiva, mas ainda insuficiente para mudar a tendência do índice em médias móveis trimestrais, que recuou pelo quinto mês seguido (-0,4 ponto).
No mês, a confiança subiu em nove dos 13 segmentos pesquisados. A melhora do índice ocorreu devido a uma alta tanto do Índice de Expectativas (IE-COM) quanto do Índice de Situação Atual (ISA-COM). O IE-COM avançou 2,7 pontos, voltando a ficar acima de 100 pontos depois de dois meses (102,6 pontos) ao mesmo tempo em que o ISA-COM subiu 1,8 ponto, registrando 88,6 pontos.
Depois de quatro quedas consecutivas, o ICOM dos revendedores de duráveis parou de cair (com alta de 0,1 ponto), enquanto o de ICOM de não duráveis voltou a recuar pela quinta vez seguida (-1,1 ponto). O resultado mostra que apesar da alta pontual em julho, a recuperação do setor continua em ritmo lento até o momento.

Foto: Adobe Stock

Otimismo do comércio avança mas patamar se mantém baixo, apura FGV
Compartilhe esse post:

Comentários