Otimismo do comércio recua em setembro
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 6,8 pontos em setembro, para 94,1 pontos, menor nível desde maio (93,7 pontos). Em médias móveis trimestrais o indicador voltou a cair (0,6 ponto) depois de quatro altas consecutivas.
A pesquisa indica que, no mês, a queda foi disseminada nos seis principais segmentos do setor. O resultado foi reflexo da combinação do piora tanto da percepção com o momento presente quanto das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 5,9 pontos para 99,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) retraiu 7,3 pontos para 89,4 pontos.
De acordo com o estudo, depois de sentir os impactos da segunda onda de Covid-19 na virada do primeiro para o segundo trimestre de 2021, a confiança do comércio medida em médias trimestrais manteve a tendência positiva no terceiro trimestre com forte influência da melhora sobre a percepção com o presente.
As flexibilizações das medidas restritivas e a redução dos números negativos da pandemia contribuíram para a recuperação do ISA-COM trimestral. O nível mais baixo do IE-COM, entretanto, sugere que ainda há muita incerteza em relação à continuidade dessa recuperação nos próximos meses.
Foto: Adobe Stock