Otimismo do comércio sobe e registra nível mais alto desde setembro de 2020 - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Otimismo do comércio sobe e registra nível mais alto desde setembro de 2020

Texto: Redação Revista Anamaco 

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), subiu 2,0 pontos em junho, ao passar de 93,9 para 95,9 pontos, o que representa o nível mais alto desde setembro de 2020 (99,6 pontos). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 7,8 pontos, registrando a segunda alta depois de seis meses de quedas consecutivas.
De acordo com o estudo, no mês, a confiança avançou em quatro dos seis principais segmentos do comércio e foi influenciada pela melhora da percepção com o momento presente. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 9,3 pontos para 104,2 pontos, maior valor desde outubro de 2020 (105,1 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 5,9 pontos para 87,6 pontos. 
Depois de registrar intensa queda no primeiro trimestre de 2021, a confiança do comércio em médias trimestrais volta a subir influenciada pela melhora da satisfação com o momento presente. A pesquisa indica que o aumento das medidas restritivas no final do primeiro trimestre contribuiu para a queda do ISA-COM trimestral, mas a flexibilização nos meses seguintes e o avanço da vacinação influenciam positivamente na percepção do ritmo de vendas.
Na avaliação da entidade, o nível mais baixo do IE-COM sugere que ainda há muita incerteza em relação à continuidade dessa recuperação nos próximos meses.

Foto: Adobe Stock

Otimismo do comércio sobe e registra nível mais alto desde setembro de 2020
Compartilhe esse post:

Comentários