Otimismo do consumidor avança pela quarta vez consecutiva, apura FGV
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Consumidor, calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o ano de 2019 começa com boas notícias sobre a ótica dos consumidores. Em janeiro, eles melhoraram suas avaliações sobre a situação atual e as expectativas em relação aos próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 1,2 ponto, para 76,8 pontos, mantendo a trajetória de alta pelo terceiro mês consecutivo, atingindo o maior nível desde maio de 2018 (77,2). O Índice de Expectativas (IE) avançou 5,1 pontos, passando de 105,6 para 110,7 pontos, o maior valor desde junho de 2012 (111,8 pontos).
Entre os quesitos que integram o ICC, indicador que mede o grau de otimismo com a situação financeira das famílias nos próximos meses foi o que mais contribuiu para o avanço da confiança ao subir 7,4 pontos, para 111,6 pontos, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2013 (112,0 pontos). A percepção sobre o momento permaneceu estável. O resultado mais otimista em relação às finanças contribuiu para que os consumidores aumentassem a intenção de compras com bens duráveis. O indicador que mede a disposição para comprar aumentou 3,2 pontos para 87,6 pontos, a maior desde maio de 2018 (88,6).
Em relação a situação econômica tanto as avaliações quanto as perspectivas futuras tornaram-se mais favoráveis. O indicador que mede a satisfação dos consumidores com a situação econômica no momento subiu 2,4 pontos, para 84,2 pontos, maior desde dezembro de 2014 (87,2) e o indicador que mede o otimismo em relação a economia nos próximos meses teve alta de 3,8 pontos.
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