Otimismo do consumidor sobe
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 0,5 ponto em setembro, para 93,7 pontos, em sua quarta alta consecutiva. Em médias móveis trimestrais, avançou em 0,9 ponto, para 93,3 pontos.
No mês, a alta foi influenciada pelas expectativas em relação aos próximos meses, enquanto nas avaliações sobre o momento atual ocorreu ligeira queda. O Índice de Expectativas (IE) avançou 0,8 ponto, para 102,2 pontos, em seu quarto resultado positivo consecutivo. No sentido oposto, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,2 ponto, para 81,7 pontos, após quatro meses sem resultados negativos.
O estudo mostra que entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede o ímpeto de compras de bens duráveis foi o que apresentou a maior contribuição para a melhora da confiança ao avançar 2,3 pontos, para 90,1 pontos, maior nível desde fevereiro deste ano (95,0 pontos). No mesmo sentido, o que mede as perspectivas para as finanças das famílias subiu 1,8 ponto, para 106,6 pontos. Apenas as perspectivas para a situação da economia apresentaram resultado negativo ao recuar 1,8 ponto, para 109,6 pontos.
A pesquisa indica que a queda observada no ISA foi resultado de movimentos opostos entre os indicadores que o compõem: na percepção sobre as finanças pessoais das famílias, o indicador recuou pelo terceiro mês seguido, 0,8 ponto, para 69,9 pontos, menor nível desde maio deste ano (69,3 pts.), enquanto o que mede a percepção sobre a economia local subiu 0,4 ponto, para 93,8 pontos, em sua terceira alta consecutiva.
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