Otimismo e cautela na indústria de matcon - Revista Anamaco

Termômetro Abramat

Otimismo e cautela na indústria de matcon

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulga nesta quarta-feira, 05 de junho, a nova edição do Termômetro da indústria de material de construção, pesquisa de opinião realizada com as lideranças das empresas associadas. O estudo apresenta as perspectivas sobre desempenho, utilização da capacidade instalada e as intenções de investimento das indústrias do setor para os próximos meses.
De acordo com a pesquisa, o mês de maio apresentou um desempenho bom e muito bom para 52% dos associados à entidade, enquanto 40% consideraram o período regular e apenas 8% ruim e muito ruim.
Para este mês de junho, a perspectiva é de um período bom e muito bom para 64%. Já para 32% a expectativa é de regularidade, enquanto 4% consideram que será um período muito ruim para os negócios.
A pesquisa revela, ainda, que 76% das indústrias associadas pretendem investir nos próximos 12 meses. Esse percentual é 13 p.p. maior do que apontado em maio do ano passado. O nível de utilização da capacidade instalada também cresceu. Está em 78% na média das empresas, o que representa uma elevação de 8 p.p. em relação ao mesmo período de 2023, quando atingiu 70%.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, observa que o setor está otimista e, ao mesmo tempo, cauteloso, com fatores como a medida do Governo Federal para compensar a manutenção da desoneração da folha de pagamento, que visa restringir o uso de créditos tributários do PIS/Cofins, bem como as consequências da tragédia climática no Rio Grande do Sul, além das discussões no Congresso em relação aos projetos de lei complementares à Reforma Tributária. “Há pontos que contribuem para uma expectativa positiva, como obras de infraestrutura e retomada mais forte de programas como o Minha Casa, Minha Vida. Seguindo esse caminho, poderemos ter o crescimento de 2% para o setor em 2024, conforme estimado pela FGV”, explica Navarro.

Foto: Adobe Stock

Otimismo e cautela na indústria de matcon
Compartilhe esse post:

Comentários