Otimismo entre os consumidores
O consumidor paulistano está um pouco mais confiante em abril ante março, é o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo, apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Em abril, o indicador assinala leve alta de 0,3% e atinge 165 pontos frente aos 164,4 pontos apontados em março, em escala que varia de 0 a 200 pontos e demonstra otimismo quando acima dos 100 pontos.No mês, os dois indicadores que compõem o ICC apresentaram suaves altas em suas avaliações.
O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de satisfação dos consumidores com o momento atual da economia, subiu 0,5%, passando de 162,4 pontos em março para 163,2 pontos em abril.Já o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), que considera a percepção futura dos consumidores, avançou 0,2% em abril, atingindo 166,2 pontos ante 165,8 pontos verificados em março.
A Assessoria Técnica da entidade destaca que após a queda verificada em março, a evolução favorável do indicador em abril reflete as melhoras na margem do cenário doméstico que impulsionaram, positivamente, a confiança do consumidor. O resultado deste mês demonstra que os paulistanos mantém uma percepção positiva em termos de confiança sustentada pelos elevados níveis de massa salarial e segurança em relação ao emprego.
O ICC é apurado, mensalmente, pela FecomercioSP e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.