Otimismo moderado na indústria de matcon - Revista Anamaco

Termômetro Abramat

Otimismo moderado na indústria de matcon

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou hoje (27 de maio), a nova edição do Termômetro da indústria do segmento. A pesquisa de opinião, realizada com as lideranças do setor, indica que as empresas associadas estão mantendo o otimismo moderado em relação aos resultados dos últimos meses. 
O estudo revela que para 67% dos associados à entidade, maio apresentará resultados muito bons (24%) ou bons (43%), enquanto 33% apontam o período com resultados regulares. Para junho, a expectativa é que o otimismo tenha um ligeiro aumento, com 71% das empresas estimando resultados muito bons (14%) ou bons (57%), 24% regulares e apenas 5% ruins.
O levantamento também mostra os dados consolidados de abril, indicando que o período foi de bons resultados do setor: para 33% o quarto mês do ano trouxe resultados muito bons, para 62% bom, e para 5% regular.
O Termômetro apresenta, ainda, informações acerca do nível de utilização da capacidade instalada da indústria de material de construção que, em maio, manteve-se em um patamar superior ao nível anterior à pandemia, com uma leve redução no mês: 78% em relação aos 80% verificados em abril.
Outro dado apurado pela pesquisa é sobre as pretensões de investimento que, em maio, seguem com ligeira elevação, com aumento de nove pontos percentuais sobre o mês anterior, mesmo já refletindo a execução de muitos dos investimentos projetados, com 81% das indústrias do setor indicando que devem investir nos próximos 12 meses, seja para aumento da capacidade produtiva, seja na modernização dos meios de produção. Em maio do ano passado, ainda no início da crise de Covid-19, este indicador era de apenas 43%.
Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, observa que a atual edição do Termômetro indica que o setor mantém seu otimismo, mas segue cauteloso em relação ao impacto das muitas externalidades e variáveis em jogo no cenário brasileiro e mundial. “Continuamos defendendo a celeridade na vacinação, a sequência das tramitações das reformas estruturantes e de redução do Custo Brasil, atualmente no Congresso, e medidas setoriais necessárias à solução de questões pontuais, tudo isso com a continuidade de um trabalho propositivo conjunto e de muito diálogo entre todos os elos da cadeia da construção civil, governos e sociedade. Isso é fundamental para que o setor supere os obstáculos que vêm sendo apresentados e possa cumprir seu papel como um dos principais pilares na geração de empregos e atração de investimentos no País", ressalta o executivo.

Foto: Adobe Stock

Otimismo moderado na indústria de matcon
Compartilhe esse post:

Comentários