Otimismo no setor industrial
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), cresceu 1,1 ponto em novembro, para 62,9 pontos. O indicador vinha de fortes altas entre junho e setembro e variação de apenas 0,2 em outubro.
De acordo com o estudo, o crescimento do ICEI desde o momento mais severo da crise recente (abril) mostra retomada da confiança, que é cada vez mais intensa e disseminada pelos empresários da indústria.
Desde agosto o índice retrata confiança, ou seja, registra valores acima da linha divisória de 50 pontos. O otimismo dos empresários se aproxima cada vez do pico pré-pandemia, de 64,7 pontos em fevereiro.
A pesquisa mostra que a confiança melhorou em novembro, sobretudo, pela melhora da avaliação das condições atuais da empresa e da economia brasileira na comparação com os últimos seis meses. As expectativas para os próximos seis meses, por outro lado, variaram pouco, mas seguem otimistas.
Já o Índice de Condições Atuais alcançou 59,2 pontos em novembro, um aumento de 2,9 pontos com relação a outubro. Destaca-se a avaliação dos empresários sobre suas empresas, que está especialmente positiva, o que reforça a percepção de rápida e intensa melhora da atividade. Em novembro, o Índice de Expectativas registrou 64,8 pontos, praticamente não variando em relação ao apurado em outubro: aumento de 0,3 ponto.
Foto: Adobe Stock