Otimismo paulista é o maior em 15 anos
O consumidor paulista nunca começou o ano tão confiante. É o que revela o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), que registrou impulso de 4% em junho na comparação com o mês anterior.
Com esse resultado, o indicador saltou dos 152,9 pontos, em maio, para os 158,9 em junho. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um incremento de 18,1%, o que consolida o primeiro semestre de 2010 como o de maior nível de otimismo em mais de 15 anos.
Para Thiago Freitas, assessor econômico da Fecomercio, o resultado do indicador se deve, pela permanência dos excelentes resultados, principalmente no âmbito interno, como a estabilização do nível de desemprego em patamares historicamente baixos, sucessivos ganhos dos rendimentos das famílias e, ampliação nas concessões das carteiras de crédito.
Os dois indicadores que compõem o ICC, o Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), apresentaram incremento em relação a maio. O resultado mostra que a percepção que os consumidores têm em relação ao futuro é ainda mais otimista do que a avaliação do presente. Em comparação com maio, o IEC saltou 4,9%, atingindo 162,5 pontos. Já o ICEA apontou elevação de 2,5% em relação ao mês anterior, atingindo 153,5 pontos.