Panorama cria comitê para mapear, implementar e acompanhar práticas ESG
Texto: Redação Revista Anamaco
Com a preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança cada vez mais relevante, as práticas ESG tornaram-se necessárias para o varejo e é uma realidade no Grupo Empresarial Panorama (GEP). A prática ganhou força com a criação de um comitê composto por representantes de várias áreas, responsável por mapear e implementar as ações necessárias e acompanhar suas evoluções.
Rosa Oliveira, arquiteta do Grupo, conta que, entre as iniciativas voltadas para sustentabilidade, desenvolvidas pela empresa, está o sistema de reuso de água que já é realidade em três unidades. Segundo ela, a Panorama Cataratas, Panorama Toledo e o Centro de Distribuição (CD) possuem cisternas no telhado para captação de água de chuva. “A água fica armazenada e, após passar por um filtro básico, é reaproveitada em diversas finalidades como regar as plantas, descargas sanitárias e limpeza. No caso do CD, a economia é ainda maior porque a água é reutilizada para lavagem do depósito duas vezes por semana, pelo menos”, frisa.
A arquiteta explica que os maiores telhados das filiais conseguem ser produtivos em períodos de chuva e, no caso do CD, o impacto é ainda maior, pois o espaço conta com uma cobertura de, aproximadamente, sete mil m². De acordo com Rosa, a meta é ampliar o Programa de Uso Racional da Água para as demais unidades da empresa e mensurar a economia no consumo.
A arquiteta acrescenta que outro diferencial da Panorama são os sistemas fotovoltaicos instalados para geração de energia limpa para reduzir as emissões de carbono e os impactos ao meio ambiente. As seis usinas em funcionamento garantem a autossuficiência do consumo de 100% da energia utilizada nas 12 unidades da empresa. “Estamos usando fontes renováveis a nosso favor tornando os nossos telhados produtivos e mais coerentes com o que a natureza nos oferece”, pontua Rosa.
Entre os compromissos sociais e de governança estão programas voltados à diversidade e inclusão, ao desenvolvimento pessoal e profissional, ao bem-estar e à qualidade de vida dos colaboradores como descontos em academias, apoio psicológico gratuito e incentivo à moda circular entre a equipe. Canais internos garantem o anonimato do trabalhador que queira denunciar casos de assédio, discriminação ou reportar condutas contrárias aos valores da Panorama.
Além disso, com o objetivo de contribuir com uma sociedade melhor e mais justa, a empresa destina recursos para apoiar diversas organizações não-governamentais como o Pequeno Príncipe, o maior hospital exclusivamente pediátrico do País; Lar dos Velhinhos e Projeto Um Chute para o Futuro, ambos em Foz do Iguaçu (PR), entre outros. “Sempre vamos ampliando os projetos e, nesse momento, o desafio é mobilizar os nossos colaboradores para torná-los multiplicadores das práticas sustentáveis e responsáveis existentes aqui”, afirma Paulo Pulcinelli Netto, diretor-Administrativo do GEP.
Foto: Divulgação