Para estimular ideias inovadoras, ArcelorMittal investe no Açolab
Em uma iniciativa pioneira na indústria do aço nacional, a ArcelorMittal lança amanhã, (04 de julho), o Açolab. Localizado no Vale do Sereno, em Nova Lima (MG), o local pretende ser referência para estimular ideias inovadoras no setor do aço e em sua cadeia de valor. O espaço receberá startups, parceiros, representantes do meio acadêmico e profissionais da empresa envolvidos no desenvolvimento dos projetos.
Os principais objetivos desse ambiente colaborativo são incentivar e acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras, fortalecer o ecossistema - que já é característico da empresa - e envolver os clientes e parceiros junto às startups. “Não existe nenhuma experiência similar nos 60 países de atuação do Grupo ArcelorMittal. O Açolab vai nos permitir fortalecer, ainda mais, o relacionamento com nossos clientes, buscar maiores eficiências em nossas operações e ampliar novos modelos de negócio”, explica Jefferson De Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos Américas do Sul, Central e Caribe.
A novidade faz parte dos investimentos de R$ 30 milhões que este segmento da empresa está fazendo em inovações de TI e Digital ao longo de 2018. Ele foi concebido a partir de benchmarks realizados no Brasil e em outros ecossistemas de inovação, como por exemplo, o Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Trata-se de mais um movimento da empresa no sentido de valorizar o Brasil e reforçar a importância da inovação para o negócio.
Sediado em uma região caracterizada pela proliferação de ecossistemas de inovação e empreendedorismo, o Açolab terá como equipe residente o time de Estratégia e Inovação Digital da ArcelorMittal. Com uma “pegada” também sustentável (produtos mais recicláveis e uso eficiente e responsável de recursos), os projetos vão ser realizados por equipes multifuncionais. No momento, oito iniciativas das áreas comercial, industrial, logística e do Centro Corporativo da ArcelorMittal na capital mineira - que estão em andamento - vão ter continuidade no novo ambiente. A intenção é que o desenvolvimento de um projeto de inovação seja ágil e de rápida execução.
A criação do espaço representa a busca por uma modelagem cultural dentro da própria organização. “Teremos uma referência concreta do movimento de inovação. Quando falamos em inovação, além das oportunidades geradas pelas novas tecnologias, um ponto chave é estimularmos a mentalidade e o ambiente necessários para que a inovação aconteça. Neste novo espaço, além de incentivarmos esta atitude mental, teremos equipes focadas com um olhar no amanhã, pensando o futuro do aço e de toda a cadeia de valor. Para nós, a estratégia de Inovação e do Digital tem por fim potencializar a geração de valor e, consequentemente, os resultados do negócio, visando a sermos mais competitivos”, observa Paula Harraca, gerente-Geral de RH, Investimento Social, TI e Inovação Digital ArcelorMittal Aços Longos.
O Açolab também deverá sediar encontros com clientes, rodadas de identificação de necessidades com clientes internos e externos, treinamentos em metodologias e ferramentas de inovação, ciclos de palestras com convidados e hackathons.