Para fortalecer atuação, Sika anuncia aquisição da multinacional francesa Parex
Texto: Redação Revista Anamaco
A Sika apresentou uma oferta para aquisição da Parex, pertencente ao Grupo CVC Fund V, uma dos principais fabricantes de argamassas para fachadas, argamassas colantes, impermeabilizantes e argamassas técnicas.
Com a negociação, no valor de US$ 2,6 bilhões, a Sika fortalece sua posição de liderança no mercado de químicos para a construção e adesivos para indústria e alcança vendas superiores a 8 bilhões de francos suíços (CHF).
A expectativa é que o negócio de argamassas, tecnologia chave e rentável para o Grupo irá mais que duplicar em tamanho, atingindo CHF 2.3 bilhões. Além disso, a posição da Parex nos canais de distribuição deverá abrir novas oportunidades de negócios para a linha de produtos da Sika, enquanto a Parex ganha acesso aos canais de vendas diretas da Sika.
Paul Schuler, CEO da Sika, explica que a Parex é uma empresa excelente, com marcas reconhecidas e um ótimo histórico de lucratividade. “Os negócios da Parex e da Sika são altamente complementares. Utilizando as tecnologias da Parex como uma plataforma de crescimento em nossos 101 países de atuação e cross-selling de nossos produtos, com os canais de distribuição da Parex, conseguiremos gerar um crescimento altamente rentável. Todas as soluções Parex se encaixam no mundo Sika”, garante.
Eric Bergé, CEO da Parex, destaca que sob o comando da CVC Fund V, a equipe da Parex apresentou um desempenho muito forte, aumentando as vendas de 750 milhões de euros em 2013 para um bilhão de euros em 2018. Durante este período de cinco anos, a empresa entrou em três novos países e abriu 16 novas fábricas, realizou 11 aquisições e construiu um novo centro internacional de P&D. “A Sika representa uma ótima plataforma para continuar a cumprir o ambicioso plano de crescimento da Parex, e a combinação dos negócios cria oportunidades interessantes em termos de oferecer novas soluções para nossos clientes, além de continuar nossa expansão geográfica. Estamos ansiosos para trabalhar com a Sika no futuro”, reforça.
Foto: Adobe Stock