Parceria para a construção de fábrica
A Votorantim Cimentos fechou, ontem, parceria com a estatal uruguaia Ancap e com a cimenteira Artigas para a construção de uma fábrica de cimento no Uruguai.
O investimento será de US$ 146 milhões e a nova planta, prevista para operar em 2014, será instalada no distrito de Treinta y Tres, a 286 quilômetros de Montevidéu, onde a Votorantim Cimentos já possui uma jazida de calcário, matéria-prima básica para a produção do cimento. A Artigas terá 60% do negócio e a participação da Ancap e da Votorantim Cimentos no empreendimento será de 20% para cada empresa.
O empreendimento terá capacidade inicial de produção de 750 mil toneladas de cimento por ano. "O Uruguai é um país com jazidas de alta qualidade e uma localização estratégica. Com este empreendimento, o país passa a ser exportador de cimento para a região sul do Brasil, principalmente para o Rio Grande do Sul", conta Walter Schalka, presidente da Votorantim Cimentos.
Segundo ele, a proximidade da nova planta com os Estados do sul do Brasil contribuirá para o seu abastecimento, reforçando o compromisso da empresa em prover o produto em todas as regiões do País.