Parque fabril em Joinville
A Sil, empresa especializada na fabricação de fios e cabos para fins elétricos, acaba de inaugurar um novo parque fabril, instalado no Perini Business Park, condomínio industrial que fica na cidade de Joinville, em Santa Catarina.
Na unidade serão produzidos os vergalhões de cobre eletrolítico, principal matéria-prima de seus produtos. A meta é produzir, em médio prazo, 75% do que, hoje, é consumido pela companhia. Foram necessários 12 meses para implantação da nova fábrica, que está instalada num terreno de 2.000 m², com área construída de 1.500 m².
O investimento, que totalizou R$ 1,5 milhão, foi feito com capital próprio. Deste total, R$ 1 milhão foi destinado à aquisição de uma máquina importada para transformar o catodo de cobre em vergalhão de cobre.
A tecnologia empregada é um processo de fundição contínuo do catodo de cobre, e necessita que a planta funcione 24 horas por dia. "Essa fábrica marca uma nova fase da evolução da Sil, que tem 35 anos de atuação no mercado nacional. Além de proporcionar qualidade superior aos produtos, a fabricação de vergalhão a partir do catodo de cobre nos trará vantagens competitivas", afirma Pedro Morelli, gerente de Estratégia e Marketing da empresa.
Esse empreendimento, segundo o executivo, fortalecerá o compromisso de honrar os prazos de entrega. A capacidade produtiva inicial será de, aproximadamente, 400 toneladas/mês e terá um aumento gradual e contínuo, até atingir sua totalidade, que é de 800 toneladas/mês - prevista para junho de 2010. Para o segundo semestre do próximo ano, deverá entrar em atividade uma segunda linha de fundição, visando aumentar sua produção. O retorno dos aportes aplicados deve ocorrer num prazo de 24 meses.