Paulista mais confiante
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) em parceria com a PiniOn, atingiu 103 pontos em junho, refletindo um aumento de 2,0% em relação a maio. No entanto, houve uma queda de 1,9% em comparação com o mesmo período de 2023. A pesquisa indica que o resultado mensal interrompe uma série de seis quedas consecutivas, enquanto em termos anuais mostra a quinta retração consecutiva.
Na análise por classes socioeconômicas, os resultados continuaram variados, com um aumento da confiança entre as famílias das classes C e DE, ao passo que as da classe AB registraram uma diminuição.
Em termos gerais, houve uma melhora na percepção das famílias em relação à situação atual de emprego e renda, além das expectativas positivas nessas áreas, refletindo um aumento na segurança no emprego.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, explica que essa melhora na confiança refletiu-se no aumento da intenção dos entrevistados em adquirir itens de maior valor, como carros e imóveis, além de bens duráveis como geladeiras e fogões. Houve aumento, também, na disposição para investir entre os consumidores.
Foto: Adobe Stock