Paulistas mais confiantes
Influenciados pela queda dos índices de inflação e medidas pontuais do Governo Federal para estimular a atividade econômica, os consumidores da região metropolitana de São Paulo estão mais confiantes no País. É o que aponta pesquisa mensal da Fecomercio. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou alta de 6,8% em fevereiro, em relação a janeiro e atingiu 132,9 pontos.
É a primeira variação positiva após quatro meses consecutivos de queda. "A pesquisa nos mostra que, neste momento, os consumidores estão percebendo que a crise global não está atingindo o Brasil com a mesma intensidade que está alcançando outras economias. O cenário negativo do mundo ainda não contaminou os brasileiros, que estão confiantes na capacidade do País de superar esta crise", avalia Abram Szajman, presidente da Fecomercio.
Para Szjaman, fatos como o aumento da renda apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2008 e o reajuste recente do salário mínimo, além do nível de emprego, que no último trimestre do ano passado, período em que a crise surgiu, foi melhor do que 2007, na comparação com igual período, também estão contribuindo para a percepção positiva do consumidor. Na comparação com fevereiro de 2008, houve uma queda do índice, de 9,8% (147,3 pontos).
O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar. É composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC).
No mês analisado, o ICEA - que registra como o entrevistado percebe a sua situação atual - apresentou alta de 8,7% em relação a janeiro (128,8 pontos). A percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC, também apresentou elevação de 5,6% em relação a janeiro e atingiu 139,2 pontos.
O ICC é apurado, mensalmente, pela Fecomercio es os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.