Perdas nas vendas de matcon
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas do comércio varejista no País mostrou estabilidade na passagem de julho para agosto, registrando ligeira queda de 0,1%. Embora leve, esse é o terceiro mês consecutivo de taxa no campo negativo, período em que acumulou perda de 2,5%. Na comparação com agosto de 2021, houve crescimento de 1,6%. No ano, o setor acumula aumento de 0,5%, e, nos últimos 12 meses, queda de 1,4%.
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas em julho caiu 0,6% frente a julho e 0,7% contra agosto de 2021.
Nesse cenário, o varejo de material de construção registrou, em agosto, recuo de 0,8% em relação ao mês anterior. Na comparação com agosto de 2021, a queda é ainda maior: 7,1%.
Nos últimos 14 meses, o segmento de material de construção registrou crescimento apenas em março: 1,2%. Com isso, o ano de 2022 tem acumulado perdas desde janeiro, atingindo retração de 8,2% até agosto. O acumulado em doze meses está com perdas de 8,6%.
Foto: Adobe Stock