Perspectivas positivas com a data
Texto: Redação Revista Anamaco
Pesquisa de intenção de compra na Black Friday, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP/PiniOn) com 1.698 pessoas em todo o Brasil, revela que 38,2% dos entrevistados pretendem fazer compras na data promocional a partir 24 de novembro. Outros 35,7% responderam que não têm intenção de consumir, enquanto 26,1% estão indecisos.
Com relação ao motivo de comprar, 22,2% disseram que pretendem antecipar as compras de Natal, 46,2% têm interesse em adquirir itens que estejam precisando, enquanto, a maioria (53,2%) respondeu que deseja comprar para aproveitar as promoções e descontos que são oferecidos somente nesta data.
Do grupo de entrevistados que planejam realizar compras no período, 45,3% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 23,1% desejam o contrário. Em relação ao nível de gasto, a grande maioria (57,5%) pretende gastar acima de R$ 400.
Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto Gastão Vidigal da ACSP (IGV/ACSP), observa que, em relação ao ano passado, aumentou o número de entrevistados com intenção de gastar mais durante a Black Friday, além de também ser maior a faixa de despesa pretendida, o que pode ser explicado pelo avanço da ocupação e da renda e pela maior confiança do consumidor.
A pesquisa também apontou que a maioria das compras será realizada em grandes redes do varejo (57,4%), e remotamente, pelo computador, celular ou tablet (54,0%), como tem sido frequente na Black Friday.
Foto: Adobe Stock