Trajetória positiva

Pesquisa aponta impacto da economia na intenção de consumo das famílias

19/05/2017

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou leve queda em maio na comparação com abril, alcançando 77,7 pontos, em uma escala de 0 a 200. Já na relação com o mesmo período do ano passado, o indicador registra elevação de 11,1%, a terceira variação positiva consecutiva, fato que não ocorria desde 2012.  
Na avaliação da entidade, a confiança das famílias segue em trajetória positiva e reflete as notícias favoráveis à retomada da economia, como a desaceleração da inflação, a queda dos juros e a liberação de recursos de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Nesse cenário, ainda que acima da zona de indiferença (100 pontos), com 108,5 pontos, o componente Emprego Atual teve pequena queda de 0,1% em relação a abril. Na comparação anual, no entanto, teve elevação de 8,4%. A pesquisa indica que o percentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 31,8%, ante 31,6% em abril.
A preocupação em relação ao mercado de trabalho aparece no componente Perspectiva Profissional. Com 98,8 pontos, o subitem apresentou queda de 1,6% na comparação mensal. Em relação a maio do ano passado, teve aumento de 6,3%.
Já o componente Nível de Consumo Atual teve variação anual positiva de 16,6% e aumento de 1,9% ante abril. Mesmo assim, a maior parte dos entrevistados declarou estar com o nível de consumo menor do que o do ano passado (60,2, ante 60,87 em abril).
O item Perspectiva de Consumo registrou aumento de 0,5% em relação a abril e de 28,2% ante o mesmo período de 2016, a nona variação anual positiva desde agosto de 2014.
Refletindo a tendência positiva no consumo, Momento para Duráveis apresentou elevação de 1,6% na comparação mensal após duas quedas consecutivas. Em relação a 2016, o componente mostrou aumento de 20,4%, o sexto consecutivo.
O crédito, ainda restrito e caro para os consumidores, impactou os resultados dos componentes ligados às compras a prazo. Apesar de o item Acesso ao Crédito, com 70 pontos, ter apresentado queda de 0,1% na comparação mensal, teve aumento de 5,3% em relação a maio de 2016.

 

Pesquisa aponta impacto da economia na intenção de consumo das famílias
Compartilhe esse post:

Comentários