Pesquisa Tracking

Pesquisa da Anamaco mostra incremento das vendas no varejo em março

Texto: Redação Revista Anamaco

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) acaba de divulgar os dados apurados pela Pesquisa Tracking mensal, que apresenta o desempenho das lojas de material de construção em março. De acordo com o levantamento, o varejo registrou incremento de 2% nas vendas em relação a fevereiro.
Na comparação com o mesmo período de 2018, os números apresentam uma queda de 9%. Uma das razões para este percentual desfavorável foi o Carnaval que, este ano, foi em março. Também o excesso de chuvas prejudicou os resultados  No comparativo com o mesmo trimestre de 2018, o resultado está igual, sem crescimento, já nos últimos 12 meses a alta é de 4%. Nesse cenário, a Região Norte foi a que mais cresceu (8%), seguida pelo desempenho da Centro-Oeste, com alta de 7%. Já as demais tiveram crescimento de 2%.
A pesquisa mostra, ainda, que os comerciantes estão otimistas com as ações do novo governo: 70% acreditam que as vendas devem aumentar em abril; 19% disseram que pretendem contratar neste mês e para 48%, 2019 será um ano de crescimento. Dessa forma, pretendem investir em seus negócios nos próximos 12 meses. “É importante lembrar que o nosso setor vai bem quando a economia vai bem. No ano passado, o faturamento das lojas foi recorde: R$ 122 bilhões. A tendência é continuar crescendo. Prevemos um crescimento de 8.5% em 2019 sobre 2018”, explica Claudio Conz, presidente Executivo da Anamaco.
A pesquisa ouviu 530 lojistas de todo o Brasil que comercializam itens básicos (como cal, cimento, areia), material elétrico e hidráulico, material para pintura, revestimento cerâmico, entre outros. 

Foto: Adobe Stock

Pesquisa da Anamaco mostra incremento das vendas no varejo em março
Compartilhe esse post:

Comentários