Pesquisa estima em 14,3 milhões número de desempregados no País - Revista Anamaco

Desemprego

Pesquisa estima em 14,3 milhões número de desempregados no País

Texto: Redação Revista Anamaco

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, hoje (31 de março), os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Segundo o levantamento, o número de pessoas desempregadas no Brasil foi estimado em 14,3 milhões no trimestre encerrado em janeiro. Embora a taxa de desocupação tenha ficado estável em 14,2% frente ao trimestre anterior, é a mais alta para um trimestre até janeiro.
Já o contingente de pessoas ocupadas aumentou 2% e chegou a 86 milhões. Isso representa 1,7 milhão de pessoas a mais no mercado de trabalho em relação ao trimestre encerrado em outubro. Com essa alta, o nível de ocupação ficou em 48,7%.
A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, explica que, apesar de perder força em relação ao crescimento observado no trimestre finalizado em outubro, a expansão de 2% na população ocupada é a maior para um trimestre encerrado em janeiro. “Esse crescimento ainda tem influência do fim de ano, já que novembro e dezembro foram meses de crescimentos importantes”, observa.
O estudo mostra que a maior parte desse aumento na ocupação veio da população informal. O número de empregados sem carteira assinada no setor privado subiu 3,6% em relação ao trimestre anterior, o que representa um aumento de 339 mil pessoas. Já os trabalhadores por conta própria sem CNPJ aumentaram em 4,8% no mesmo período, totalizando 826 mil pessoas a mais. Os trabalhadores domésticos sem carteira, após crescerem 5,2% frente ao trimestre anterior, somam 3,6 milhões de pessoas.
Em relação ao mesmo trimestre de 2020, as maiores reduções foram em: Indústria Geral (-10,3%, ou menos 1,3 milhão de pessoas), Construção (-10,2%, ou menos 693 mil pessoas), Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (-11,0%, ou menos 2,0 milhão de pessoas).

Foto: Adobe Stock

 

Pesquisa estima em 14,3 milhões número de desempregados no País
Compartilhe esse post:

Comentários