Pesquisa indica quais os principais problemas da indústria da construção - Revista Anamaco

Sondagem Industrial

Pesquisa indica quais os principais problemas da indústria da construção

Texto: Redação Revista Anamaco

A elevada carga tributária foi o problema mais enfrentado pela indústria da construção no terceiro trimestre. O entrave foi apontado por 29,2% dos empresários do setor. Empatados na segunda posição, a falta ou alto custo de trabalhadores qualificados e a taxa de juros elevada foram assinalados por 25,4% desses industriais. Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Fecham o ranking dos cinco maiores problemas enfrentados pela indústria da construção no período a falta ou alto custo da mão de obra não qualificada (22%) e a burocracia excessiva (20,5%).
O estudo indica, ainda, que a avaliação dos empresários da construção sobre a situação financeira das empresas piorou no terceiro trimestre. O índice que mede a satisfação dos industriais do setor com a situação financeira atingiu 47,7 pontos, um ponto abaixo do registrado no segundo trimestre. No período que vai de julho a setembro, o índice que mede a satisfação deles com o lucro operacional caiu 0,2 ponto, para 45,4 pontos, o que revela insatisfação.
No terceiro trimestre, também houve percepção de aumento do preço médio de insumos e matérias-primas, pois o indicador atingiu 61,3 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos. No entanto, a percepção do empresário foi de alta dos preços menos intensa e disseminada do que a observada no 2º trimestre.
Já o índice de facilidade de acesso ao crédito, que avançou 1,2 ponto no período, ficou em 40,3 pontos. Apesar disso, o índice ainda revela dificuldade dos empresários para acessarem esses recursos.
Para esta edição, foram consultadas 322 empresas, sendo 129 de pequeno porte; 129 médias e 74 grandes.

Foto: Adobe Stock

Pesquisa indica quais os principais problemas da indústria da construção
Compartilhe esse post:

Comentários