Pesquisa mostra como as MPME’s foram impactadas pela pandemia - Revista Anamaco

Covid-19

Pesquisa mostra como as MPME’s foram impactadas pela pandemia

Texto: Redação Revista Anamaco

A Pesquisa “Impactos da Pandemia nos Micro, Pequenos e Médios Negócios”, realizada pela Boa Vista, com micro, pequenos e médios empresários, aponta que 57% das companhias desses portes sofreram impactos de, ao menos, 41% no fluxo de caixa por conta da pandemia de Covid-19.
O estudo, que teve como objetivo identificar as consequências do surto nessas empresas, revela que 66% delas tiveram retração a partir de 41% nas vendas, ao passo que, pouco menos da metade (49%), registrou diminuição de 41% ou mais nos recebimentos dos clientes. O resultado do levantamento tem como base as entrevistas feitas pela Boa Vista com 354 empresários, representantes dos setores da Indústria e do Comércio, em todo o Brasil.
A Boa Vista também quis ouvi-los sobre suas expectativas em relação à recuperação dos negócios. Apenas 26% dos entrevistados esperam uma melhora na manutenção do seu negócio, considerando vendas, recebimentos e pagamentos, ao final dos próximos três meses, enquanto 34% preveem estabilidade neste período e 40% acreditam numa piora.
Perguntados sobre que medidas ajudariam a recuperar o negócio, a maioria dos empresários aponta a conquista de novos clientes (57%) além de driblar a inadimplência (43%) e ampliar a atuação no mercado (39%). Destacam-se, também, para 13% acesso a outros canais de vendas (parcerias e-commerce), ter outros canais para pagamentos e links de pagamentos (13%), e garantir entregas através de empresas de logística (10%), necessidades que podem ser supridas por meio de parcerias em negócios. Nesta questão, os entrevistados puderam apontar mais de uma alternativa, sendo que cada um indicou, em média, três.
Ainda em relação à importância dada pelas MPMEs às parcerias de negócios, 71% dos entrevistados as consideram importante para pagamentos e recebimentos on-line. Já para as vendas on-line, 55% acreditam que as parcerias importam, enquanto em relação a entregas de mercadoria, estes são 40%.

Foto: Adobe Stock

Pesquisa mostra como as MPME’s foram impactadas pela pandemia
Compartilhe esse post:

Comentários