Pesquisa mostra consumidor mais confiante
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 1,0 ponto em outubro, para 76,3 pontos após dois meses de queda. Em médias móveis trimestrais, manteve-se negativo ao cair 2,0 pontos, para 77,8 pontos.
De acordo com o estudo, em outubro, o ICC foi influenciado pela melhora das expectativas. O Índice de Situação Atual (ISA) variou 0,2 ponto, para 69,0 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) subiu 1,3 ponto, para 82,4 pontos.
Nesse cenário, o indicador que mede percepção dos consumidores sobre a situação econômica no momento variou 0,3 ponto, para 74,8 pontos e o que mede a satisfação sobre as finanças pessoais, 0,2 ponto, para 63,8 pontos.
Com relação às expectativas para os próximos meses, o levantamento mostra que o indicador que mais influenciou o IE foi o que mede as perspectivas sobre a situação financeira familiar, cujo indicador avançou 3,8 pontos, para 83,5 pontos, recuperação de apenas 30% das perdas de sofridas em setembro. O indicador que mede as expectativas sobre a situação econômica, por sua vez, subiu 1,0 ponto, para 98,5 pontos. Mas mesmo com melhores perspectivas financeiras familiares, o ímpeto de compras para próximos meses continuou caindo pelo segundo mês consecutivo, 0,9 ponto para 67,5 pontos.
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