Pesquisa mostra leve alta no otimismo do empresário paulista em setembro - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Pesquisa mostra leve alta no otimismo do empresário paulista em setembro

Texto: Redação Revista Anamaco

O índice IFECAP, que mede a confiança do empresário do comércio do Estado de São Paulo, registrou leve alta de 3,44% em setembro em comparação a agosto. Esse é o quarto mês consecutivo de resultados positivos, na esteira da reabertura gradual da economia. "Durante o processo das entrevistas com os comerciantes paulistas, percebemos alguns fatores que influenciaram os resultados da expectativa, sendo eles: problemas com fornecedores, em relação aos altos preços e longos prazos de entrega praticados e quebra na expectativa com o volume de vendas, mesmo com a maior flexibilização", comenta Allan S. de Carvalho, economista e pesquisador do Instituto de Finanças FECAP.
Nesse cenário, o Índice Geral registrou 115,12 pontos na série, sem ajuste sazonal. Entretanto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador aponta uma queda de 9,96%.
O estudo revela que o aumento do Índice Geral decorre do Índice Momento Atual, que apresentou elevação de 8,38%, na comparação com o mês anterior, registrando 104,21 pontos. O resultado ultrapassou a faixa de 100 pontos pela primeira vez desde maio deste ano.
A alta foi influenciada pela melhora nas vendas (+6,98%), encomendas (+8,24%) e situação geral dos negócios (+9,77%); sendo todas as variações comparadas em relação ao mês de agosto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, os resultados do Índice Momento Atual estão 4,57% abaixo.
Índice Futuro, que registra as expectativas para os próximos três meses, apresentou leve queda na comparação com o mês anterior (-1,88%), registrando 131,49 pontos. Sobre o mesmo mês do ano anterior, o valor ainda se encontra 15,64% abaixo.
Os resultados do Índice Futuro se devem, principalmente, às expectativas de encomendas para os próximos três meses, com queda de 3,79% (126,99 pontos), quando comparamos com o mês anterior. Já as expectativas de vendas futuras permaneceram estáveis alçando 135,99 pontos (-0,02%).

Foto: Adobe Stock

 

Pesquisa mostra leve alta no otimismo do empresário paulista em setembro
Compartilhe esse post:

Comentários