Pesquisa mostra que empresário industrial segue com a confiança elevada
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de março, apurado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o empresário segue com a confiança elevada, avalia positivamente as condições correntes de seus negócios e permanece com expectativas positivas para os próximos seis meses. No mês, o ICEI ficou em 59,0 pontos, praticamente estável na comparação com o mês anterior (crescimento de 0,2 ponto).
Embora o indicador permaneça praticamente inalterado nesse início de 2018, a sua estabilidade ocorre em um patamar acima da média histórica. O ICEI de março de 2018 é 5,0 pontos superior ao registrado no mesmo mês de 2017 e 4,8 pontos superior à média histórica do índice.
Os dois componentes do índice ficaram praticamente inalterados na passagem de fevereiro para março. O índice de Condições Atuais aumentou 0,3 ponto, alcançando 53,5 pontos, enquanto o índice de Expectativas aumentou 0,1 ponto, atingindo 61,7 pontos. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as variações são mais significativas: o índice de Condições Atuais aumentou 7,2 pontos, enquanto o índice de Expectativas cresceu 3,7 pontos.