Pesquisa mostra queda na confiança do empresário de São Paulo
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice Fecap de Expectativa nos Negócios (Ifecap), divulgado pela Fecap, que mede a expectativa do empresário do comércio do Estado de São Paulo, registrou forte queda de 17,6% em março em comparação a fevereiro. Segundo o estudo, o agravamento da pandemia e as revisões do Plano São Paulo impactaram, gravemente, as vendas e expectativas dos empresários.
Nesse cenário, o Índice Geral registrou 93,05 pontos, na série sem ajuste sazonal, o que indica o pessimismo dos empresários paulistas, já que, desde agosto de 2020, o indicador se encontrava superior aos 100 pontos. O índice se encontra 8,6% abaixo do registrado em março do ano passado.
O Índice Momento Atual, por sua vez, retraiu 4,9% sobre fevereiro, registrando 84,29 pontos. A pesquisa mostra que o resultado foi influenciado pelas vendas e encomendas, respectivamente 20,03% e 9,54% menor do que o verificado no mês anterior. A situação geral dos negócios (-14,87%), também recuou quando comparado com fevereiro.
Esse índice reflete as respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios.
A maior queda, sobre fevereiro, foi registrada no Índice Futuro. Os resultados, que apontam as expectativas para os próximos três meses, revelam desaceleração de 20,6%, registrando 106,17 pontos, contudo, foi o único indicador com resultados acima dos 100 pontos. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, o valor se encontra 5,49% acima.
De acordo com o levantamento, os resultados se devem, principalmente, às expectativas de vendas para os próximos três meses, com queda de 25,50% (102,47 pontos), quando comparamos com o mês anterior. As expectativas de encomendas futuras tiveram uma queda de 15,41% (quando comparado com fevereiro de 2021), alçando 109,88 pontos.
Foto: Adobe Stock