Pesquisa Tracking mostra vendas de material de construção em ascensão
Texto: Redação Revista Anamaco
Dados apurados pela Pesquisa Tracking da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) mostram que, em julho, as vendas de material de construção foram 10% superiores às de junho. Sobre o mesmo mês do ano passado, o incremento é de 13%. Já no acumulado do ano, o crescimento é de 4% e, nos últimos doze meses, 5%.
A pesquisa aponta que todas as regiões do Brasil tiveram desempenho positivo. No Nordeste, a alta é de 17%. Em seguida, aparecem o Norte (15%), Centro-Oeste e Sudeste, ambas com 10%, e Sul, com 7%. “Este ano tivemos muitas chuvas, instabilidades climáticas. Por isso, a Região Sul apresentou o menor crescimento. É preciso que o tempo esteja seco para que as pessoas possam construir e reformar”, explica Claudio Conz, presidente da Anamaco.
O executivo lembra que o segundo semestre, historicamente, é melhor para o setor e que esses números estão dentro do esperado. “Nesse período, as pessoas buscam fazer ajustes para as residências ficarem mais bonitas para as festas de fim de ano”, completa.
Expectativa com o Dia dos Pais
De acordo com o levantamento, cerca de 34% dos lojistas pretendem realizar uma ação para o Dia dos Pais. Na Região Sul, 48% planejam promover ofertas e promoções para a data. Conz afirma que apesar de suas peculiaridades, o varejo de material de construção também acompanha o calendário do comércio. “As lojas têm itens que agradam aos pais, como caixa de ferramentas e acessórios para montar churrasqueira. É natural esta tendência”, diz, acrescentando que, apesar das mulheres estarem comprando mais material de construção e ser perceptível o avanço da presença feminina no setor, a figura masculina é muito associada à construção. "O reflexo das compras nas nossas lojas é uma consequência", finaliza.
Foto: Adobe Stock