Pessimismo no comércio - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Pessimismo no comércio

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), recuou pelo terceiro mês consecutivo em novembro, agora em 2,7 pontos, para 86,5 pontos. Em médias móveis trimestrais também houve queda de 2,4 pontos.
No mês, a queda foi disseminada nos dois horizontes temporais. Em sua quinta variação negativa consecutiva, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,8 pontos, para 89,4 pontos, menor nível desde abril (87,4 pontos). A pesquisa mostra que, entre os quesitos que compõem o ISA-COM, o indicador que avalia situação atual dos negócios foi o que apresentou maior contribuição para a queda da confiança no mês ao recuar 4,4 pontos, para 90,6 pontos. No mesmo sentido, as avaliações sobre o volume de demanda atual recuam pelo quinto mês consecutivo em novembro, agora em 1,1 ponto, para 88,4 pontos.
Já o Índice de Expectativas (IE-COM) cedeu 2,7 pontos, para 84,0 pontos, sendo influenciado pela piora das perspectivas de vendas nos próximos meses e no indicador que prevê a tendência dos negócios nos próximos seis meses, cujos indicadores caíram 3,2 e 2,1 pontos, para 83,2 e 85,2 pontos, respectivamente.

Foto: Adobe Stock

Pessimismo no comércio
Compartilhe esse post:

Comentários