Pessoas e tecnologia desenvolvendo o matcon
Texto: Redação Revista Anamaco
O Ecomac Nordeste - Edição Ceará - 2022 está oficialmente aberto. O Encontro, realizado pela Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE) com o apoio da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), teve início esta noite (23 de junho) e acontece até o próximo domingo (26), no Hotel Vila Galé Cumbuco, em Caucaia (CE), nas proximidades de Fortaleza.
Com o tema “Pessoas e tecnologia desenvolvendo o matcon”, o objetivo é integrar das lojas de material de construção, oferecer conteúdo, entretenimento e possibilitar o networking e geração de negócios para o varejo, distribuidores, indústrias e entidades parceiras do setor em todo o País. O evento teve inicio com a execução do Hino Nacional brasileiro e de uma apresentação musical com um grupo tipicamente nordestino.
Com a presença de executivos do comércio, indústria, atacado e de entidades ligadas ao setor, Carlito Lira, vice-presidente da Anamaco, fez um discurso em que frisou a alegria de estar todos juntos nesse Encontro depois de algum tempo fisicamente distantes. “Quando temos oportunidade de reunir essa força imensa da economia brasileira, que é a construção, sentimos o quanto somos importantes para a economia do País e para a sociedade brasileira”, frisou.
Ele ressaltou a importância do tema do Ecomac e lembrou que, nos últimos anos, foi necessário trabalhar mais com a tecnologia, mas destacou que as pessoas sempre serão fundamentais. “Para o nosso comércio de material de construção nada é trocado por uma visita física a uma loja”, reforçou. Segundo ele, o evento será uma oportunidade de trocar experiências, sinergia, energia e aprender uns com os outros.
Em seguida, Patriolino Dias de Sousa, presidente do Sinduscon Ceará, representando a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), frisou a honra de estar no Ecomac Nordeste e disse que o tema do encontro foi muito assertivo, uma vez que o evento promove a integração e o fortalecimento dos elos da construção civil. “O setor está saindo fortalecido e com grande aprendizado da pandemia”, observou.
Francisco de Assis Cavalcanti, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, por sua vez, lembrou que a CDL trabalhou junto ao Governo Federal para que, durante o período da pandemia, o setor de material de construção fosse reconhecido como essencial.
André Montenegro, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), parabenizou os empresários que acordam cedo e dormem tarde com vontade de fazer negócios. “Somos nós que conduzimos esse País. Independemente de quem ganhe as próximas eleições, temos que continuar trabalhando. Nosso País é grande porque tem gente como vocês que trabalham. A construção civil e a grande locomotiva do Brasil”, pontuou.
Em seu discurso, Rodrigo Navarro, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), disse que a entidade se sente honrada por, mais uma vez, participar de um evento como o Ecomac e que, nesse momento, tem um sabor especial de retomada. “Sempre trabalhamos com muitas variáveis, mas nesses últimos anos houve muito mais externalidades, mas alcançamos conquistas. Em um ambiente de incertezas e mais confuso, as organizações têm de se adaptar. Essa adaptação passa por pessoas. Seja qual for o resultado das eleições, de uma coisa podemos ter certeza: vamos precisar trabalhar muito. Seja o que vier pela frente, indústria e varejo continuarão trabalhando juntos”, destacou.
Geraldo Defalco, presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, destacou que as entidades têm uma responsabilidade muito grande quando se trata de defender um segmento que é muito importante para qualquer economia. “Temos a responsabilidade de ajudar o País a desenvolver tecnologias e que melhorem as condições de moradia das pessoas”, disse.
Ele lembrou que, além da atuação da Anamaco junto ao Governo Federal, as Acomacs também têm um papel importante junto às Prefeituras Municipais e governos estaduais. “Eu não tinha ideia da importância que a Anamaco tem. Somos muito respeitados. Nós temos de construir a estrada que queremos passar”, pontuou.
Lavanery Campos Wanderley, presidente da Acomac Ceará, observou que o Ecomac tem o Brasil bem representado. “Esse é o ambiente perfeito para ampliarmos nossos horizontes e o trabalho conjunto. Nunca estivemos num momento tão necessário de nos unirmos”, destacou.
Por fim, Julio Cavalcanti Neto, secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação do Estado do Ceará, representando a governadora do Estado Izolda Cela, parabenizou pelo evento e pelo tema ser pessoas. Falou sobre os investimentos no Estado e sobre a localização estratégica, que o coloca em destaque. “Vento e sol nos trazem oportunidades fantásticas”, finalizou.
Na primeira noite, os convidados puderam se divertir embalados ao som da Banda Os Transacionais.
Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora