“Pintando Oportunidades” oferece capacitação para mulheres no Distrito Federal
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de inspirar o ambiente de transformação, criar parcerias estratégicas, engajar para o trabalho voluntário, compartilhar competências e ampliar a dignidade das mulheres em vulnerabilidade, permitindo sua capacitação e independência financeira nasceu o “Pintando Oportunidades” do Comitê Empreendedorismo do Grupo Mulheres de Brasil.
O projeto, idealizado para criar oportunidades para as mulheres do Distrito Federal e permitir que assumam o seu papel como protagonistas das suas histórias, profissionais e familiares, por meio do curso de pintura imobiliária.
A ideia, apresentada por Aline Frota, empresária, participante do Comitê e CEO da Mister Cryl Tintas, foi abraçada pela coordenação e, em poucas semanas, a proposta saiu do papel e passou a ser apresentada para importantes parceiros como o Senai, Sebrae e empresários locais para a estruturação e viabilidade.
O Comitê - Núcleo DF trabalhou de forma conjunta e reuniu vários apoiadores. O local escolhido para realização do projeto piloto foi a Cidade Satélite de São Sebastião/DF, por apresentar estatísticas de maior vulnerabilidade social e ocorrência de violência doméstica. A seleção das alunas foi coordenada pela Ação Social do Planalto (ASP) e a Promovida e Creche Oásis, todas localizadas na cidade satélite.
O local onde foi sediada a primeira edição do curso teve a colaboração da revenda Coqueiro Mat. Construção, que disponibilizou o espaço e infraestrutura. Katia Limp, diretora da empresa, acompanhou e apoiou a ação durante todo o período de realização do piloto. “A iniciativa é voltada para mulheres que estão fora do mercado de trabalho e que considerem o empreendedorismo a oportunidade de retomar as rédeas da sua vida”, explica Katia.
O curso, com 200h de capacitação - sendo 20 horas semanais e quatro horas diárias (de segunda a sexta), com aulas teóricas e práticas - possibilita às participantes atuarem como pintoras profissionais no setor da construção civil. De nível técnico, está registrado no Código Brasileiro de Ocupações com profissão devidamente regulamentada. “O mercado de Brasília, que atualmente é dominado por homens, carece de profissionais na área. Dessa forma, o potencial para mulheres com capacitação técnica é relevante e tem um diferencial competitivo”, observa Kátia, acrescentando que elas apresentam maior sensibilidade para o acabamento, organização e limpeza do ambiente de trabalho, dedicação e compromisso com o serviço prestado. “Elas são perfeccionistas, e os consumidores tem carência de bons serviços prestados, principalmente os de pintura”, completa.
O curso de pintura imobiliária é realizado pelo Senai/DF, no Castelo Cultural em São Sebastião/DF, nos turnos matutino e vespertino, e ministrado pelos instrutores do próprio Sistema S.
As turmas são montadas, exclusivamente, com moradoras da cidade selecionada. O Sebrae acrescentará à carga horária oficinas e palestras sobre empreendedorismo, redes sociais e ambiente de negócios, qualidade no relacionamento com o cliente e o funcionamento do Microempreendedor Individual (MEI). Aulas complementares serão dadas pelas empresárias do próprio Grupo Mulheres do Brasil, para criação de Currículo, Ética e Empregabilidade e Modelo de Orçamento.
A primeira turma recebeu 180 inscrições, das quais 40 mulheres foram selecionadas e 28 se formaram. O primeiro curso foi concluído em 26 de julho e as formandas receberam certificado de conclusão do Senai, Sebrae e do MdBrasil, além de um kit para iniciar sua vida empreendedora como pintoras profissionais.
Para tentar inseri-las no mercado de trabalho, na próxima sexta-feira, o SindusCon-DF realiza um evento com uma palestra técnica sobre Patologias em Pinturas. Na ocasião, as novas pintoras poderão demonstrar, na prática, as habilidades aprendidas durante o curso.
Fotos: Divulgação