Planejamento que leva ao sucesso
Texto: Redação Revista Anamaco
Depois de uma noite animada, os participantes do Encontro dos Comerciantes de Materiais de Construção (Ecomac Nordeste) - Edição Pernambuco acordaram cedo para participar das palestras programadas para o dia.
A primeira apresentação foi feita por Horácio Forte, consultor da Fundação Dom Cabral, cuja palestra foi sobre o tema: “Gestão, Governança e Sucessão”. Em sua palestra, Forte salientou que, assim como a economia e a política são ciências distintas, em um momento, elas convergem. O mesmo ocorre com a gestão e governança, que embora sejam diferentes, convergem para o mesmo lugar. “Podemos ter uma boa gestão sem governança, mas jamais teremos uma boa governança sem gestão”, pontuou.
O consultor comentou que apenas 50% das empresas fazem planejamento estratégico e metade não implementa como deveria. E entre aqueles que implementam não colhem os resultados advindos dessa implementação. “Somente 25% das empresas fazem o planejamento estratégico e monitorado”, frisou.
Forte citou os motivos de algumas das estratégias não darem certo: estratégias defeituosas ou mal concebidas já nascem condenadas ao fracasso; fatores externos que surgem e fogem ao controle gerencial; implantação demorada, atropelada por eventos, o que torna a estratégia obsoleta; organização desalinhada e controles gerenciais que não incluem o controle estratégico.
Forte apresentou, ainda, o conceito de governança corporativa que, segundo ele é um sistema pelo qual as organizações dirigidas, monitoradas e incentivadas, explicou os objetivos da governança corporativa e familiar.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A ÍNTEGRA DA PALESTRA
Em seguida, foi a vez de Elói Assis, diretor Executivo da TOTVS, falar sobre “Tecnologia e Gestão”. Segundo ele, estamos vivendo em um mundo de disrrupção, em que as coisas se transformando rapidamente. “Passamos por uma pandemia e estamos convivendo com uma nova economia de inflação e juros altos no mundo”, destacou.
O executivo lembrou, ainda, sobre como a Inteligência Artificial (IA) vai impactar no trabalho daqui para frente e que isso também está sendo sentido no varejo, que sente o consumidor em transformação. “A geração Z, a primeira digital, já está chegando ao mercado para gerenciar as empresas. Eles usam a tecnologia, mas não são usados por ela”, observou.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A ÍNTEGRA DA PALESTRA
“A Bola Não Entra Por Acaso”, foi o assunto abordado por Marcelo Paz, presidente do Fortaleza Esporte Clube. Em uma palestra cheia de emoção, que só o esporte consegue despertar, o executivo do clube deu detalhes sobre sua vitoriosa gestão no clube iniciada em 2014. Desde então, o clube saiu da série C para um inédito título de campeão Brasileiro de futebol da série B e uma participação na Copa Sulamericana e na Libertadores da América. “A gestão tem de ter propósito. Meu objetivo era fazer o Fortaleza melhorar de situação”, comentou.
Segundo ele, assim como a bola não entra por acaso, abrir uma loja e atrair um novo fornecedor também não podem ser coisas do acaso. “Diversos fatores combinados podem levar ao sucesso. Seja na empresa, na vida ou nas relações”, declarou.
Ele apresentou 11 itens, que podem levar uma empresa ao sucesso ou não. O primeiro deles diz que não é apenas o goleiro que deve defender a meta e que essa é função do time todo. “Todos na empresa devem defender a meta e saber onde se quer chegar. O que não é medido não é gerenciado.
O encerramento do primeiro dia de palestras ficou sob a responsabilidade de Alex Mendonça, vice-presidente da Carajás, que apresentou o case “Carajás Home Center”. Em sua apresentação, o executivo contou sobre a história do Grupo, que começou como uma madeireira em Alagoas e hoje é um dos maiores varejistas em atuação no País, com home centers Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Mendonça lembrou das dificuldades enfrentadas pelo pai, Álvaro, no início do negócio, sobre o papel relevante da mãe e da união da família em torno da empresa. “As pessoas fazem a diferença nos negócios. Se existe um segredo para o sucesso é sonhar e ter um plano de negócios desenhado. Temos que olhar para dentro. As pessoas da empresa foram fundamentais para o nosso crescimento”, reconheceu.
CLIQUE AQUI E ASSISTA A ÍNTEGRA DA PALESTRA
Com o dia livre, os participantes do evento puderam visitar as indústrias expositoras da Vila Matcon e terão a noite embalada por duas atrações: Armando Fuentes e The Mambo Kings (Ritmo Latino) e Davi Firma e Banda.
Realizado pela Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Pernambuco (Acomac Pernambuco) e com o tema “Gestão e Sucessão”, o evento será realizado até domingo no Hotel Vila Galé Eco Resort Cabo de Santo Agostinho.
A cobertura completa do evento poderá ser conferida na edição impressa da Revista Anamaco.
Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora