Por preservação ambiental, Fani Metais obtém Selo de Sustentabilidade Digital
Texto: Redação Revista Anamaco
A Fani Metais e Acessórios acaba de obter o Selo de Sustentabilidade Digital, emitido pela startup D4Sign a empresas que contribuem com a preservação do meio ambiente com a adoção da assinatura eletrônica de documentos.
Alex Andrade, coordenador de infraestrutura da Fani, explica que a digitalização do vai e vem da documentação interna também representa uma grande economia operacional para a empresa, que demandava grandes quantidades de papel físico e espaços cada vez maiores para armazenamento. “Iniciamos esse trabalho com a comunicação interna, mirando sobretudo os documentos que circulam no departamento de RH, onde a quantidade era bem expressiva. A meta, no entanto, é chegarmos à digitalização de 99% da documentação interna e externa até 2024”, explica Andrade.
Além de atestar o comprometimento da companhia em transitar do físico para o digital, a certificação foi desenvolvida de forma a mensurar o impacto que essa economia representa à natureza. Ao clicar no Selo, já disponível no rodapé do website da Fani Metais, o usuário é direcionado à uma página especial que compara a economia de papel gerada à quantidade, aproximada, de árvores preservadas, emissões evitadas de CO2 (kg/ano) e os milhares de litros de água economizados.
Para não se ater apenas à substituição das assinaturas pela versão eletrônica, a empresa também está tomando outras medidas para mitigar o uso de papeis físicos em todos os departamentos. “Como alternativas, incentivamos o uso do e-mail como comunicação oficial. Também usamos um aplicativo de mensagem instantânea próprio, fazemos o compartilhamento de planilhas e realizamos um rigoroso controle sobre as impressões em papel físico nos departamentos. Estamos com um projeto de informatização em todos os setores, assim, vamos eliminar gradualmente rotinas que são desnecessárias, como o uso de papel”, completa o coordenador.
Foto: Divulgação