Por três meses seguidos, Vedacit registra recorde de faturamento
Texto: Redação Revista Anamaco
Apesar da crise causada pela pandemia, a Vedacit comemora a boa performance e comprova que colocar as pessoas em primeiro lugar sempre gera bons resultados. Nos últimos três meses - junho, julho e agosto - a empresa conquistou o melhor faturamento em seus 84 anos, com crescimento de 33%, 34% e 18% em vendas, respectivamente. "As pessoas são a nossa prioridade. Desde o primeiro momento, todas as ações foram focadas em cuidar da integridade física, que compõe a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Com segurança e união, mantivemos a equipe motivada, confiante e nos fortalecemos. Esse resultado só foi possível graças a isso", afirma Marcos Bicudo, presidente da Vedacit.
O executivo lembra que, no início da pandemia, o fabricante formou um comitê de gerenciamento da situação. No quesito econômico, avaliou cenários específicos, flexíveis e conservadores, para decidir sobre o prosseguimento comercial. “Todas as decisões partiram do alinhamento de não demitir colaboradores, ou seja, priorizar a empregabilidade das pessoas. A empresa participou do Movimento Não Demita, assumindo o compromisso público de não fazer demissões”, explica Bicudo.
Paralelamente, com todas as medidas de segurança, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a empresa manteve a linha de produção ativa durante todo o período para atender a demanda, já que a construção civil foi considerada um setor essencial.
A Vedacit apostou, ainda, na comunicação direta e transparente entre os gestores e a equipe para que todos os colaboradores ficassem confiantes e informados sobre todos os passos previstos. "As pessoas são o ativo mais precioso, não as máquinas. São elas quem fazem acontecer. O resultado acima do esperado é reflexo do esforço de cada um", ressalta o presidente.
Bicudo revela que a Vedacit tem um projeto de desenvolvimento robusto, com objetivo de dobrar o faturamento até 2023, em relação a receita bruta registrada em 2018. Para isso, o plano desenhado inclui as fases de estruturação, que aconteceu em 2018 e 2019, de maturação, em 2020 e 2021, com mais inovações e incrementos nas soluções, e finalmente a excelência, em 2022 e 2023.
Apesar de 2020 estar sendo atípico, o projeto continua. "Conseguimos reduzir cerca de R$ 10 milhões em despesas com o realinhamento das ações. Por se tratar de uma empresa saudável, sem dívida ativa, apesar da disponibilidade de boas linhas de crédito no mercado, não existiu necessidade de captação desses recursos. A operação seguiu sustentável e mantivemos um relacionamento próximo com clientes, fornecedores e parceiros para apoiá-los da melhor maneira possível", destaca Bicudo.
Embora algumas iniciativas tenham sido postergadas, a empresa manteve o investimento em inovação e tecnologia, com o segundo ciclo de aceleração do Vedacit Labs, programa de Inovação Aberta, e o anúncio da Vedacit Soluções Tecnológicas, empresa de Servitização que desenvolve novas tecnologias para aumentar a produtividade na construção civil.
O investimento de R$15 milhões na área de Marketing também foi mantido, com a comunicação do novo posicionamento de marca, o lançamento de produtos e o apoio ao esporte nacional.
A previsão é de concluir o ano com um resultado superior ao do ano passado em 5%, com R$ 535 milhões em receita bruta. "Superado o período mais crítico, manteremos as metas estabelecidas antes da pandemia. Na Vedacit, nós somos otimistas e esperamos pelo melhor. O olhar ampliado sobre o quanto os colaboradores devem ser colocados em primeiro lugar é o que fará as empresas se fortalecerem e se reinventarem no pós-crise", conclui Bicudo.
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