Portobello Grupo encerra 2022 com avanços em seus resultados e estratégia
Texto: Redação Revista Anamaco
O Portobello Grupo acaba de anunciar os resultados do quarto trimestre de 2022. Segundo os dados divulgados, a companhia registrou crescimento de 14,9% em receita líquida comparado ao ano anterior, atingindo R$ 2,2 bilhões. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$386 milhões, o que representa crescimento de 5,7% em relação a 2021. O bom desempenho operacional aliado à disciplina na gestão de caixa fez com que a empresa mantivesse a alavancagem próxima ao menor patamar já alcançado (1,6 vez Dívida Líquida/EBITDA Ajustado e Recorrente).
De acordo com a Portobello, o período foi, mais uma vez, marcado não só pelos seus resultados, mas também pelos avanços de sua estratégia, que proporcionam maior competitividade e estabilidade ao negócio.
A internacionalização é uma delas. O projeto foi iniciado há cinco anos e, em 2023, tem como marco o início das operações da fábrica, construída na cidade norte-americana de Baxter (Tennessee). O novo parque fabril, com 83.000 m², tem expectativa de produção inicial de 3,6 milhões de m² e na segunda fase, em 2024, deverá chegar a 7,2 milhões de m², contribuindo para maior presença da marca nos Estados Unidos e principalmente, posicionando o Grupo como uma empresa global dentro do setor.
Outro destaque, apontado pela empresa, é o avanço da estratégia de varejo da Unidade Portobello Shop. Em linha com o objetivo de ser uma empresa orientada a dados e centrada no cliente, a companhia se aproximou dos clientes, por meio da expansão da Rede de lojas próprias e desenvolvimento de novas tecnologias, que buscam melhorar a experiência do consumidor ao longo de toda a sua jornada junto à Portobello.
Em relação a 2021, a Unidade Portobello Shop, que atualmente possui 145 lojas em todo o Brasil, apresentou crescimento de 28,6%, enquanto a Unidade Portobello America, que lidera o projeto de Internacionalização do Grupo, teve aumento de 32,8% em sua receita líquida. Já a Unidade Portobello, com distribuição para home centers, construtoras e exportação para mais de 60 países, teve um crescimento de 13,1% nas receitas. A Unidade Pointer, marca de design do Grupo, posicionada na Região Nordeste, sofreu queda de 16,5% em sua receita líquida.
Em outra frente, no ano passado, o Grupo avançou de forma estruturada com o Plano ESG, por meio de relevantes ações, como a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade. Outro importante avanço nessa área foi a inauguração da primeira loja construída com os critérios Leed Platinum, a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba (PR). O espaço é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que envolve os esforços do Grupo em torno de um ciclo mais sustentável, que vai desde a extração da matéria-prima até o varejo.
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