Potencial do varejo
O comércio de material de construção deve movimentar R$ 76,4 bilhões este ano, o que representa um consumo per capita de R$ 469. Esses dados são estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. Anualmente, o Pyxis Consumo gera estimativas de potencial para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos.
O potencial de consumo refere-se ao consumo domiciliar, ou seja, aquele comprado por pessoa física junto a varejistas do ramo, para reforma do lar ou construção da casa própria. Não inclui, portanto, os negócios realizados entre as construtoras e as indústrias de materiais de construção.
Segundo o instituto, a classe B, responsável por 23,5% dos domicílios urbanos, é a que apresenta maior potencial de consumo nesse segmento: 43,2%. Já a classe C, com 50,4% dos domicílios em áreas urbanas, responde por 33,1%, e a classe A, que representa 2,5% dos domicílios, tem potencial de 18,4%, já as D e E, com consumidores em 23,6% dos domicílios, 5,3%.
Por região, o estudo mostra que o Sudeste tem o maior potencial de consumo, com 54,2%, seguido pelo Sul (17,2%) e Nordeste (14,6%). O Centro-Oeste tem um potencial de 8,8% e o Norte, de 4,9%.