PPG apresenta metas de descarbonização e progresso em sustentabilidade
Texto: Redação Revista Anamaco
A PPG anunciou, no começo de junho, suas metas de sustentabilidade a curto prazo para 2030, incluindo as metas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).
A empresa também registrou significativo progresso quanto às suas prioridades ambientais, sociais e de governança (ESG), ao relatar aumento nas vendas de produtos com vantagens sustentáveis, operações mais eficientes, empenho para atingir metas de diversidade, equidade e inclusão, maior sustentabilidade da cadeia de fornecedores e fortalecimento do suporte às comunidades onde opera. "A PPG está, há muito, comprometida em reduzir o impacto ambiental de suas operações e estamos orgulhosos de ter validado as metas de emissões de GEE com base na ciência e alinhadas às expectativas do Acordo de Paris", comemora Diane Kappas, vice-presidente global de sustentabilidade da PPG.
Segundo ela, ao elevar as ambições de sustentabilidade e aumentar as vendas de soluções sustentáveis para os clientes, a PPG vem avançando em sua liderança no setor de tintas e revestimentos.
A empresa se comprometeu a reduzir emissões absolutas de suas operações (escopo 1 e 2) em 50% até 2030, referente ao ano base de 2019. Além disso, deverá reduzir emissões absolutas de GEE de escopo 3 de bens e serviços adquiridos, processamento de produtos vendidos e tratamento final de resíduos de produtos vendidos em 30% no mesmo período. A estratégia de redução de emissões da empresa para suas operações inclui projetos de eficiência energética e fornecimento de energia renovável.
Dentro da cadeia de valor, ou escopo 3, a PPG está cooperando com fornecedores para identificar oportunidades de redução de emissões de GEE e fontes de matéria-prima com baixo teor de carbono. “A PPG assinou, recentemente, um contrato com a NRG Energy Inc. que permitirá que quatro instalações de fabricação de tintas e revestimentos da empresa e 62 lojas PPG PAINTS™ no Texas operem com 100% de eletricidade renovável.”, comenta Diane.
Além de suas metas de emissão baseadas na ciência, as outras metas de ESG da PPG para 2030 (em relação à linha de base de 2019) incluem: 50% das vendas de produtos com vantagens sustentáveis; redução de 15% na intensidade de uso de água em locais prioritários; diminuição de 25% na intensidade de resíduos; reutilização, reciclagem ou recuperação de 100% dos resíduos de processo; investimento adicional de US$ 5 milhões para a iniciativa Colourful Comunnities, incorporando um elemento de sustentabilidade em cada projeto, totalizando um investimento de US$ 15 milhões desde 2015; 100% dos principais fornecedores avaliados em critérios de sustentabilidade e responsabilidade social; 100% dos funcionários retornando aos seus lares com segurança, todos os dias; redução anual de 5% na taxa de vazamentos e derramamentos.
Além disso, a empresa destaca os principais progressos de 2022, incluindo o desenvolvimento de inovações sustentáveis que atendem às crescentes necessidades dos clientes; a colaboração com a Steelcase, fabricante norte-americana de produtos de arquitetura, móveis e tecnologia, para aumentar a circularidade dos revestimentos em pó da PPG; investimento contínuo na iniciativa Colorful Communities e avanço referente às metas de diversidade, equidade e inclusão de 2025. "Continuamos comprometidos com nossa jornada de promover uma comunidade mais diversa e inclusiva dentro e fora da PPG", afirma Marvin Mendoza, head global de diversidade, equidade e inclusão da PPG.
Foto: Divulgação