Prefeitura do RJ inicia abertura das atividades
Texto: Redação Revista Anamaco
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou hoje (01 de junho) a retomada gradual das atividades econômicas na cidade a partir de amanhã (02 de junho). Com preocupação em preservar vidas, o planejamento foi dividido em seis fases, com duração de 15 dias cada uma, e todas elas deverão ser acompanhadas por um Comitê Permanente de Gestão e Execução do Plano de Retorno. A decisão pela adoção desse planejamento foi unânime por parte do comitê médico-científico que assessora a Prefeitura.
O decreto municipal que permite a reabertura será publicado no Diário Oficial de 02 de junho e o setor de serviços será o principal beneficiado nesta primeira fase. Estão autorizados nesta primeira fase: atividades esportivas em centros de treinamento e nos calçadões, atividade aquática individual no mar (como natação ou surfe), celebrações em igrejas (com protocolo de desinfecção), lojas de móveis e decorações e concessionárias de automóveis. As lanchonetes, bares e restaurantes continuam apenas no sistema delivery e take away.
O prefeito garantiu que tudo será acompanhado pelos gabinetes de crise e científico que assessoram a Prefeitura e haverá também conselhos Econômico e Social e de Comunicação, com subconselhos setoriais. “A Prefeitura está tranquila para adotar tais medidas pelo fato de que fizemos as medidas necessárias, aceleramos nosso processo e nossos números de capacidade de atendimento melhoraram muito. Mas vamos monitorar para ver as mudanças e tomar medidas urgentes em caso de necessidade”, frisou Crivella.
Segundo ele, todos os setores econômicos que não seguirem os critérios e as regras de convívio para a reabertura serão multados pela Vigilância Sanitária e órgão fiscalizadores da Prefeitura, podendo até ter alvará de funcionamento cassado.
Foto: Reprodução da Internet