Prêmio Gerdau Germinar abre inscrições para projetos de educação ambiental
Texto: Redação Revista Anamaco
A Gerdau segue acreditando que o crescimento de uma organização tem como base o respeito às pessoas e o compromisso com a sustentabilidade. Por isso, lança o 7º Prêmio Germinar com o tema “A inovação na Prática da Educação Ambiental”.
A proposta é fomentar a educação ambiental em ONGs e instituições de ensino públicas e privadas, localizadas nos municípios de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (especialmente os distritos de Mota e Miguel Burnier), Moeda e Itabirito. As inscrições ficam abertas até 20 de maio no site Prosas.
Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental do Gerdau Germinar, explica que a atuação da empresa para promover a sustentabilidade tem sido fortalecida por meio das atividades do Programa Gerdau Germinar. “Quando falamos em inovação, acreditamos nas iniciativas que buscam soluções diferenciadas e criativas, as quais contribuirão para a educação ambiental e, consequentemente, na formação de uma geração mais consciente do seu papel na preservação do meio ambiente”, destaca.
A premiação deverá selecionar projetos de educação ambiental inovadores, que serão realizados pelos educadores com apoio de alunos, pais e comunidades. Podem se inscrever, por exemplo, iniciativas nas áreas de ecologia humana, educação patrimonial, iniciação à pesquisa, oficinas sustentáveis e economia circular, e tecnologia.
Serão sete categorias contempladas: Sementinha, destinada à Educação Infantil; Raiz, voltada para o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano; Folha, que abrange o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano; e Fruto, dedicada ao Ensino Médio; Flor - Ensino Especial; Árvore - Ensino Técnico e Superior e Categoria Floresta - ONG’s.
O processo de avaliação dos projetos concorrentes será atribuído pela Gerdau a uma Comissão Julgadora, formada por profissionais das áreas de Educação, Meio Ambiente, Pedagogia, Engenharia, Direito, Comunicação e Responsabilidade Social. Os resultados estão previstos para serem divulgados em junho.
A empresa deverá destinar a quantia total de R$ 105 mil para premiar as instituições vencedoras, que vão receber também um troféu. Cada projeto poderá receber até R$ 15 mil. Os vencedores terão um prazo de dois anos para o desenvolvimento do projeto, o que garante o fortalecimento da educação ambiental no cotidiano escolar.
Foto: Divulgação