Preocupada com o meio ambiente, Anjo Tintas adota várias ações sustentáveis
Texto: Redação Revista Anamaco
O mundo está mudando e os consumidores também. Eles, inclusive estão, cada vez mais preocupados com as questões ambientais. Pesquisa realizada pelo Opinion Box mostra que 55% das pessoas dão preferência, frequentemente, para comprar de empresas ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente. O estudo mostra, ainda, que apenas 15% afirmaram que raramente ou nunca fazem isso.
Do lado empresarial, a Anjo Tintas é uma das companhias engajadas por um planeta mais sustentável e possui diversas ações e produtos voltados para a sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
Uma delas é a coleta seletiva de resíduos, que permite que todos os resíduos sejam separados conforme sua classificação, quantificados e destinados para reciclagem, aterro sanitário ou aterro industrial. “Realizamos, uma vez por ano, um treinamento para os funcionários sobre gerenciamento de resíduos”, explica Filipe Colombo, CEO da empresa.
De acordo com o executivo, o uso racional da água também é uma preocupação do fabricante. Segundo ele, toda água remanescente de limpeza de equipamentos é tratada e usada novamente para fins não potáveis na própria indústria, como utilização em vasos sanitários e em jardinagem. Para tanto, a Anjo possui uma estação de tratamento de água, que faz a reutilização de cerca de 70 mil litros por mês.
Preocupada com a eficiência energética, a empresa fez a substituição de equipamentos como ar condicionado e motores por outros com menor consumo de energia com selo PROCEL, além da troca de luminárias fluorescentes pelas de LED, que economizam 48% em energia. “Em parceria com a Satc - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - e Bairro da Juventude, todo esse material é destinado para descarte em local adequado e doação para trabalhos técnicos”, explica Colombo.
Paralelamente, a Anjo fez a implantação de um novo sistema preventivo de incêndios, que segundo a empresa é mais moderno e possui maior autonomia de combate. Além disso, fez a substituição de estopas pelo uso de toalhas industriais reutilizáveis.
Em outra frente de atuação, as cinco unidades produtivas da companhia possuem espaço para coleta de lixo domiciliar e óleo de cozinha que os profissionais podem trazer de casa para reciclar. Este lixo é coletado pela Prefeitura Municipal e gera renda para famílias que trabalham na separação do lixo. O óleo de cozinha é destinado para empresa licenciada. A Anjo também faz campanha externa em escolas no Dia do Meio Ambiente para conscientizar crianças e adolescentes em relação à preservação, além da doação de tambores de papelão para coleta seletiva.
Para não gerar poluição, todos os solventes utilizados para limpeza na produção são tratados e reutilizados para limpeza. “Mais de 150 mil litros de solventes são reutilizados todo ano”, garante o CEO.
Na parte estrutural, a Anjo possui uma área de preservação permanente de 17.835 m², localizada na unidade impressão. Nesta área foram plantadas 3.200 mudas de árvores nativas e frutíferas. Além disso, um bosque de 12 mil m² com árvores nativas e catalogação de fauna e flora está localizado na unidade I da Anjo.
Para fechar o ciclo sustentável, a empresa investe no desenvolvimento de produtos ecoeficientes. “São produtos desenvolvidos com matérias-primas de fontes renováveis, menor quantidade de solventes e menor emissão de poluentes na atmosfera”, finaliza Colombo.
Foto: Divulgação