Preparada para a demanda - Revista Anamaco

Perfil de Líderes

Preparada para a demanda

Com a expectativa de que o País desfrute de um mercado mais positivo e aquecido, objetivo da Roca Brasil é continuar promovendo as implementações necessárias e expandindo a presença no mercado 

COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Louças Sanitárias - Pulverização e Grandes Clientes

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação 

Com as incertezas e volatilidades ainda rondando o mercado, mas consideradas comuns em todo início de governo, a Roca Brasil não parou de investir neste começo de ano. Sergio Mazza Britto Melfi, presidente da empresa, explica que na primeira metade de 2023, o varejo encontrou dificuldades e resistências na confiança dos brasileiros para fazer investimentos e tomar decisões no segmento de material de construção, o mercado enfrentou taxas de juros elevadas e tudo isso se refletiu em um cenário mais cauteloso.
Apesar disso, a Roca Brasil continuou investindo na capacidade produtiva e priorizou, sobretudo, as ações que a ajudaram a reduzir custos e otimizar a produção. O executivo conta que estão sendo realizados investimentos em todas as fábricas e destaca que a unidade de Jundiaí (SP), está recebendo dois novos fornos, mais modernos e tecnológicos, com ganhos significativos para a produção de louças sanitárias. “Esse investimento visa otimizar a energia e melhorar a qualidade do produto, no curto prazo, e aumentar a produção, no médio e longo prazo”, explica.
No primeiro semestre, o executivo destaca a participação na Expo Revestir, quando apresentou seus lançamentos, e a preparação final para a inauguração, em setembro, do Roca São Paulo Gallery. O Brasil foi eleito para receber o primeiro Roca Gallery das Américas e o sétimo do mundo. O complexo, com três edifícios, ocupa uma área de 1300 m². “Planejamos e projetamos o espaço para que ele seja um relevante ponto para discussões sobre o futuro, a inovação e as principais tendências do País e do mundo no setor da arquitetura e design”, explica.
Com a expectativa de que, com a sinalização das diretrizes econômicas e as alianças estabelecidas, o Brasil desfrute de um mercado mais positivo e aquecido, o objetivo da empresa é continuar promovendo as implementações necessárias, expandindo a presença no mercado e comunicando sua marcas com seus devidos públicos dentro do contexto das demandas e desejos do mercado brasileiro. “Acreditamos que a economia voltará a girar e estamos mais do que preparados para isso com um portfólio assertivo e rico em novidades”, garante.


COMPETITIVIDADE O Grupo Roca fomenta as melhorias, que ampliam a capacidade produtiva
em todas as fábricas

O executivo explica que a Roca Brasil não divulga dados de expectativa, mas comenta que estima uma queda de vendas em 2023 sobre o ano anterior. Ele justifica dizendo que percebe investimentos mais cautelosos do mercado e um movimento natural de ajustes dos estoques dos clientes, que se encontravam em níveis elevados nos anos passados.
Com planos estratégicos que consideram cenários de médio e longo prazo, a Roca Brasil não sentiu grandes dificuldades em 2022. Embora o executivo reconheça que a pressão inflacionária e a volatilidade nos níveis de produção industrial tenham impactado a rentabilidade e os índices operacionais, ele avalia o período como muito positivo. “Mesmo tendo uma base alta em 2021, conseguimos aumentar o nosso faturamento no ano passado. Preparados para as demandas do ano e nos apresentando com marcas fortes e um portfólio assertivo, atingimos os objetivos de faturamento traçados”, garante.
O executivo lembra, ainda, que o segundo semestre do ano passado foi de incertezas político-econômicas, fruto das eleições, e que havia uma preocupação dos varejistas em diminuir os estoques por uma possível queda nas vendas. Já acostumada às oscilações econômicas do País, que alterna momentos de maior e menor demanda, a diretoria da empresa estava pronta para lidar com o clima incerto. Dessa forma, os planos e investimentos seguiram como foram planejados.
Segundo o executivo, a Roca Brasil lançou produtos, posicionou-se melhor no mercado e tornou as marcas ainda mais fortes. “Com o retorno presencial da Expo Revestir, tivemos um retorno muito positivo dos varejistas, profissionais de especificação e o público em geral, o que resultou em novidades bem aceitas no mercado e na consolidação das cores nas louças e metais sanitários”, salienta.
O presidente da Roca Brasil revela que, com investimento de 135 milhões de euros, o Grupo fomenta as melhorias, que ampliam a capacidade produtiva em todas as fábricas. Com isso, no Brasil, em 2022, a filial brasileira efetivou a compra de uma planta fabril em Caucaia (CE), dedicada à produção de louças sanitárias para melhorar o nível de serviço do Norte e Nordeste do País, além de exportar para outros países. “A produção dessa nova unidade industrial alcançou tanto os níveis produtivos almejados quanto os volumes expedidos”, destaca.
Melfi explica que, apesar da complexidade macroeconômica global e da redução da demanda enfrentada no ano passado, mundialmente, o Grupo Roca fechou 2022 com uma receita líquida de 2,09 bilhões de euros.

 SERGIO MAZZA BRITTO MELFI Acreditamos que a economia voltará a girar e estamos mais do que preparados com um portfólio assertivo e rico em novidades

Preparada para a demanda
Compartilhe esse post:

Comentários