Prévia da indústria sinaliza aumento da confiança em junho
Texto: Redação Revista Anamaco
A prévia da Sondagem da Indústria de junho sinaliza aumento de 15,2 pontos no Índice de Confiança da Indústria (ICI), da Fundação Getulio Vargas (FGV) ,em relação ao número final de maio, alcançando 76,6 pontos. Caso o resultado se confirme, essa será a maior variação mensal positiva da série.
O avanço no mês é resultado da melhora da avaliação dos empresários em relação ao presente e, principalmente, para os próximos três e seis meses. O Índice de Expectativas apresenta variação de 20,6 pontos, para 75,5 pontos, recuperando nos últimos dois meses mais da metade da queda observada em abril. Já o Índice de Situação Atual teria recuperação menos expressiva do que o IE, de 9,2 pontos, para 77,8 pontos, o equivalente a um terço da perda de abril.
O resultado preliminar de junho indica recuperação de 5,9 pontos percentuais do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI), para 66,2%. Esse resultado deixaria a média do segundo trimestre 14,5 p.p. abaixo da média do primeiro trimestre.
Foto: Adobe Stock