Prévia da Sondagem sinaliza avanço da confiança da indústria em julho, indica FGV
Texto: Redação Revista Anamaco
A prévia da Sondagem da Indústria de julho, da Fundação Getulio Vargas (FGV), sinaliza avanço de 12,5 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação ao número final de junho, para 90,1 pontos. Caso o resultado se confirme, o índice terá recuperado 74% das perdas observadas em março e abril.
De acordo com a entidade, o aumento da confiança nesta prévia ocorre pela melhora da avaliação dos empresários em relação ao presente e, principalmente, das expectativas em relação aos próximos meses.
O Índice de Expectativas subiu 14,6 pontos, para 90,8 pontos. O Índice de Situação Atual avançou 10,2 pontos, para 89,4 pontos. Em médias móveis trimestrais, após recuarem por quatro meses seguidos, ISA e IE voltam a crescer, em 7,3 pontos e 13,7 pontos, respectivamente.
O resultado preliminar indica recuperação de 5,8 pontos percentuais do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI) no mês, para 72,4%. Se esse resultado se confirmar, o NUCI estará apenas 3,8 p.p. inferior ao de fevereiro (76,2%), mas ainda 7,4 p.p. abaixo da média histórico entre janeiro/2001 e março/2020.
Foto: Adobe Stock