Crédito

Procura menor

O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor, divulgado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apresentou, em agosto, ligeira queda em relação ao mês anterior. O indicador atingiu 99,9 pontos, contra 101,3 em julho, com queda acumulada de 1,3%.
Deve-se destacar, no entanto, que agosto teve um dia útil a menos que julho, o que significa que a média diária de consultas foi 2,4% maior em agosto, indicando que o ritmo de crescimento observado nos meses anteriores vem se mantendo.
Além disso, o Índice de agosto (99,9 pontos) é bem superior (9,8%) ao de abril passado (91 pontos), quando registrou o pior momento dos efeitos da crise internacional de crédito no Brasil. Vale destacar, mais uma vez, que o índice de agosto está sendo comparado com uma base muito elevada de 120,9 pontos registrado em agosto de 2008 (-17,3%), quando o País registrava o auge da euforia dos mercados, antes da quebra do banco Lehman Brothers.
O Índice é calculado com base em amostragem composta por 25 milhões de registros, que envolve diretamente 2.200 SCPCs e SPCs do território nacional, em relação à procura do consumidor por crédito. O propósito do indicador é aferir como o brasileiro está se comportando diante do crédito.

Procura menor
Compartilhe esse post:

Comentários