Produção industrial avança 8,9% em junho de 2020, apura IBGE
Texto: Redação Revista Anamaco
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho, a produção industrial cresceu 8,9% em relação a maio (série com ajuste sazonal), intensificando a expansão observada no mês anterior (8,2%). Os dois meses seguidos de crescimento eliminaram parte da perda de 26,6% registrada em março e abril, no ponto mais baixo da série.
Em relação a junho do ano passado (série sem ajuste sazonal), a indústria recuou 9,0%, oitavo resultado negativo seguido nessa comparação. Assim, os índices do setor industrial foram negativos tanto para o fechamento do segundo trimestre de 2020 (-19,4%), como para o acumulado do primeiro semestre do ano (-10,9%). Em 12 meses, a queda foi de 5,6%, retração mais intensa desde dezembro de 2016 (-6,4%).
Mesmo com o desempenho positivo mais acentuado em junho, o setor industrial ainda se encontra 27,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Ainda na série com ajuste sazonal, a média móvel trimestral permanece em queda, com o total da indústria recuando 1,8% em junho de 2020 frente ao nível de maio, mantendo, dessa forma, a trajetória predominantemente descendente iniciada em outubro de 2019.
Segundo o levantamento, no mês houve crescimento generalizado, alcançando todas as grandes categorias econômicas e a maior parte (24) dos 26 ramos pesquisados.
Foto: Adobe Stock