Produção industrial cai 9,1% em março de 2020, aponta pesquisa do IBGE - Revista Anamaco

Pesquisa

Produção industrial cai 9,1% em março de 2020, aponta pesquisa do IBGE

Texto: Redação Revista Anamaco

Em março, a produção industrial recuou 9,1% frente a fevereiro na série com ajuste sazonal, queda mais acentuada desde maio de 2018 (-11,0%), refletindo os efeitos do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.
Em relação a março do ano passado (série sem ajuste sazonal), o recuo é de 3,8%, quinto resultado negativo seguido nessa comparação. A indústria acumulou redução de 1,7% no ano e desacelerou 1,0% em 12 meses. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recuo da atividade industrial alcançou todas as grandes categorias econômicas e a maior parte (23) dos 26 ramos pesquisados. Nesse cenário, o setor de bens de capital recuou 3,9% em março, após também mostrar taxa negativa em fevereiro (-4,6%). O segmento foi influenciado pela queda no grupamento de bens de capital para equipamentos de transporte (-10,0%). As demais taxas negativas foram registradas por bens de capital para fins industriais (-2,6%), de uso misto (-7,0%) e agrícolas (-5,1%). Por outro lado, os impactos positivos foram assinalados pelos grupamentos de bens de capital para energia elétrica (6,3%) e para construção (3,0%).
A produção de bens intermediários reduziu 1,7% em março de 2020, após mostrar avanço de 2,7% em fevereiro, quando interrompeu três meses de taxas negativas consecutivas nesse tipo de comparação. Nessa categoria econômica, vale citar os resultados dos grupamentos de insumos típicos para construção civil (-4,8%), que apontou a quarta taxa negativa consecutiva e a mais intensa desde maio de 2018 (-8,0%).

Foto: Adobe Stock

Produção industrial cai 9,1% em março de 2020, aponta pesquisa do IBGE
Compartilhe esse post:

Comentários